(Por Laura Gonçalves Sucena)

Com o intuito de dar oportunidade para que mais alunos e educadores participem do Atitude Educação 2018, iniciativa que visa evidenciar e valorizar o protagonismo juvenil, o Programa Juventudes da Fundação FEAC, responsável pelo projeto, prorrogou o período de inscrições até 08 de junho.

Com o tema “Participação: Transformar ideias em ações”, o projeto visa conscientizar e incentivar jovens a serem protagonistas em suas escolas e comunidades, reconhecendo, divulgando e apoiando núcleos de alunos e educadores de escolas públicas de Campinas/SP, por meio de mentoria e encontros formativos.

Realizado em parceria com a Fundação Educar DPaschoal, o Atitude Educação tem como público alvo estudantes do Ensino Fundamental II e Médio das redes públicas municipal e estadual de Campinas.

Os alunos e educadores podem inscrever ideias ou ações que contribuam para a resolução de situações/problemas reais de sua escola ou comunidade, ou ainda, que colaborem na aprendizagem dos estudantes. 

Os núcleos protagonistas deverão ser formados por grupos de no mínimo três pessoas, sendo que podem ser um colegiado institucionalizado, como grêmios, por exemplo, ou apenas um grupo organizado.

Inscrições

Os interessados em participar do Atitude Educação 2018 deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site https://www.feac.org.br/inscricoes-atitude-e-educacao/. Além do preenchimento do formulário, devem gravar um vídeo com no máximo três minutos, explicando qual ideia ou ação será desenvolvida, seus objetivos e os resultados pretendidos futuramente.

O vídeo deverá contar com a participação da unidade escolar (diretor) e/ou do representante legal da Associação de Pais e Mestres (APM), validando o apoio institucional ao desenvolvimento da ideia ou ação.

Com a prorrogação, as inscrições serão aguardadas até as 24 horas do dia 08 de junho de 2018.

Para a efetivação da participação será necessário o preenchimento e envio da ficha disponível no site e inserção do link do vídeo que deverá estar disponível no youtube.

As linguagens utilizadas para a realização dos vídeos são livres, por isso o material pode ser filmado utilizando música, dança, poesia, performance teatral, entre outras.

Mentoria

Todas as ideias e ações que passarem pela etapa da triagem serão avaliadas por uma comissão técnica, no mês de junho, que indicará 18 finalistas.

As escolas selecionadas receberão mentoria para a qualificação de seus projetos.

A mentoria especializada, a ser realizada em dois encontros, acontece em parceria com a equipe do Coletivo Sem Rótulo que contribuirá para qualificação das ideias e ações. “Essa etapa do Atitude Educação é uma das mais importantes, pois garante tempo e espaço para uma reflexão crítica e coletiva sobre as ações propostas e seus desdobramentos na comunidade escolar”, explicou Camila Figueiredo, gerente da Fundação Educar DPaschoal.

Premiação

Dentre as 18 finalistas, participantes da etapa de mentoria, nove unidades escolares se tornarão vencedoras e como prêmio receberão formação de 18 horas voltadas ao desenvolvimento das competências para o século 21, que incluem um conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida, como o autoconhecimento, colaboração, liderança, criatividade e resolução de problemas.

De acordo com a responsável pelo Projeto Atitude Educação, Raika Aquino, o processo formativo voltado ao protagonismo juvenil é essencial para formação pessoal e social do indivíduo. “Pretendemos formar jovens capazes de exercer o protagonismo genuíno e não apenas simbólico ou manipulado. A expectativa é que, após a participação no processo formativo oferecido pelo projeto Atitude Educação, tenhamos jovens autônomos, solidários, capazes de exercerem lideranças em suas escolas e comunidades, conscientes do seu potencial, com maior autoconhecimento sobre suas características, talentos e clareza sobre o futuro desejado”, pontuou.

Além da formação, as escolas vencedoras por categoria receberão recurso financeiro de até R$ 5.000,00 cada, que deverá ser utilizado exclusivamente para o desenvolvimento das ideias e ações selecionadas. Os nomes das nove unidades escolares vencedoras, três por modalidade, serão divulgados até o dia 13 de agosto de 2018, através do site www.feac.org.br/atitudeeducacao

As modalidades em disputa são Rede Municipal de Ensino, Rede Estadual de Ensino – Regional Leste e Rede Estadual de Ensino – Regional Oeste.

Demais informações poderão ser conferidas no site www.feac.org.br/atitudeeducacao que permite acesso ao regulamento e ficha de inscrição.

Sobre o Programa Juventudes

O Programa Juventudes é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na criação de espaços de participação e aprendizado social, autogeridos por jovens, com o intuito de incentivar o protagonismo juvenil propositivo e engajado com o desenvolvimento social.

Informação: (19) 3794.3547