O Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), que ocorre de 14 a 18 de março em Campinas, realiza entre suas atividades uma Mostra Musical Beneficente no Centro Infantil Boldrini – instituição parceira da Fundação FEAC -,  no dia 14 de março às 10h. O hospital é referência no cuidado a crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer e doenças do sangue, sendo o maior hospital especializado da América Latina.

Com o intuito de oferecer uma contrapartida social e criar oportunidades para que as famílias e crianças hospitalizadas também possam ter acesso à musica, a produção do festival oferece desde a primeira edição do evento uma mostra realizada na Brinquedoteca do Centro em Barão Geraldo. Ao longo destes anos essa parceria foi reforçada pela filosofia do Boldrini, que enfatiza a importância das crianças terem espaço e atividades para brincar e descontrair, auxiliando no tratamento e no processo de cura.
Em 2017, além das atividades para as crianças ouvirem e cantarem músicas populares infantis na Brinquedoteca, os grupos também se apresentarão na unidade de Radioterapia do Centro. A novidade deste ano será a intervenção cultural do grupo de palhaços de São José do Rio Preto, “Sementes da Alegria”. O grupo atua com Risoterapia e os palhaços se vestem de médicos para levar um tom mais descontraído aos ambientes dos hospitais.

Pianista e cantora Ana Carolina Sacco também participará da ação pela terceira vez e enfatiza a importância que momentos como este proporcionam para a melhoria das crianças em tratamento. “É impressionante como a arte e a música proporcionam uma mudança em um pequeno tempo. É um momento em que as crianças desconectam da dor, o que alivia de alguma forma a situação que estão passando”, observa.

Durante a ação do festival no ano passado a coordenadora de enfermagem do Boldrini, Camilla Aparecida Moreira, ressaltou a importância destas atividades lúdicas para o tratamento das crianças. “Tudo o que é música e colorido para eles é muito importante, pois permite uma reação ao tratamento muito melhor”. O que de acordo com a brinquedista Luciana Assunção Mello “quando um projeto como este vem até o hospital, traz consigo a sensação de que a criança não está sendo tão privada do mundo em relação ao tratamento”.

 

Sobre a entidade 

O Centro Boldrini, fundado em 1978, é especializado no atendimento em oncologia e hematologia pediátrica, atendendo também adultos. Realizando aproximadamente 10.000 procedimentos/ano, o hospital que se localiza no distrito de Barão Geraldo, atende em torno de 900 novos casos de crianças e jovens ao ano.

 

Serviço:

Mostra Musical Beneficente no Centro Infantil Boldrini
14 de março de 2017
Horário: 10h
Local: Centro Infantil Boldrini
Concerto de Abertura e Bate papo com compositores
15 de março de 2017
Local: Auditório Umuarama, Instituto CPFL
Horário: 20h30
Confira a programação completa no SITE