Região receberá ações em 21 de setembro e já se organiza para oferecer atividades 

(Por Laura Gonçalves Sucena)

Engajamento, união e proatividade. As três palavras definem o trabalho que está sendo planejado pelas lideranças, instituições e moradores da região do Distrito Industrial de Campinas (DIC V) para a realização do UrbaniZarte. A ação, que visa fomentar o fortalecimento de vínculos comunitários por meio da articulação e mobilização da comunidade, acontece no próximo 21 de setembro, na Praça da Juventude.

Nesta edição, o projeto, que integra o Programa de Fortalecimento de Vínculos da Fundação FEAC, tem como parceiro técnico a Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (SETA), que recebe apoio financeiro e técnico da Fundação FEAC. E para a realização da ação, a instituição conta com a parceria de um Núcleo Criativo (NC), formado por outras Organizações da Sociedade Civil (OSC), lideranças locais e moradores que querem fazer a diferença em sua região. 

Para organizar toda a ação, o NC trabalha ativamente e se reúne periodicamente para discutir as atividades que serão realizadas no dia da ação. “É fundamental que o Núcleo Criativo seja composto da maneira mais plural possível para que este movimento seja representativo àquela comunidade e garanta a sua identidade e a sua pluralidade. Com isso, a articulação faz com que os componentes do Núcleo ampliem seu conhecimento sobre o território e suas peculiaridades, exercitem sua capacidade de mobilização e tornem-se referências positivas para outras ações que contribuam com o desenvolvimento social. Desde 2017, este projeto contribuiu com a formação de 23 núcleos como este em diversos microterritórios de Campinas”, afirmou Sílnia Prado,  líder do Programa Fortalecimento de Vínculos da Fundação Feac

Planejamento

Desde março, a SETA vem trabalhando para a realização do UrbaniZarte. Segundo o psicólogo da instituição, Renato Valério, o convite para estar à frente da ação veio no ano passado, mas o trabalho começou mesmo em março. 

“Ser parceiro técnico é uma grande responsabilidade, mas estamos trabalhando em conjunto com equipamentos da região e moradores para que tudo dê certo. Acredito, que toda essa articulação com Centro de Saúde, movimentos sociais e instituições da assistência social têm contribuído para aproximação entre os serviços e a comunidade e o mesmo se espera que aconteça com as famílias que atendemos na região”, comentou.

Nesse processo de articulação, o Núcleo Criativo recebeu 35 inscrições de oficinas e apresentações culturais. “Esse número é um recorde e nos mostra que a comunidade está envolvida e quer participar. Agora temos que planejar e organizar para ver o que é viável. Também queremos trazer uma apresentação especial e ainda pensamos num intercâmbio cultural com outra OSC do município”, contou Renato.

Referência na comunidade, o NC é formado por pessoas que pensam, organizam, aprovam e desenvolvem a ação democraticamente de forma coletiva e horizontal. Os participantes representam o território e são responsáveis por organizar as apresentações, escolha de fornecedores, realizar parcerias. Pensar em todos os itens que façam o dia da ação funcionar perfeitamente. 

 

Participando 

Marshall de Oliveira, morador da região que integra o NC, conta que o trabalho em rede está sendo positivo para o fortalecimento da comunidade. “Nós sabemos o que precisamos, o que tem e o que falta em nossa região. Nossos encontros estão sendo muito positivos para essa troca de informação”, disse.

“Temos um projeto de carrinhos de rolimã e fizemos a inscrição para oferecer uma oficina. Se for aprovada vamos participar do UrbaniZarte com o objetivo de oferecer às crianças e adolescentes essa brincadeira tão antiga e gostosa. Queremos que essa molecada brinque com suas famílias, se divirta e saia do celular”, explicou Marshall. 

Para o vice-presidente do Conselho de Segurança do Distrito Ouro Verde, Donizete Vieira Neves, no que depender da vontade do NC, o UrbaniZarte será um sucesso. “Participar do Núcleo é uma forma de integrar a comunidade para uma ação artística, esportiva e cultural. Nossa região precisa de ações como essa e estamos engajados para que tudo dê certo”, avaliou.

Outro participante do Núcleo é o representante da atividade de estilingue esportivo, Jose Narduci. “Estar no NC é saber tomar decisões em conjunto. Acredito que é importante acompanhar o andamento desse projeto. Temos muita coisa a decidir e essa ação será um sucesso. Eu quero trazer o estilingue esportivo para difundir a prática que utiliza um alvo fixo. Não tem nada a ver com a prática de antigamente e somos contra qualquer maltrato a animais ou depredação”, explicou.

O NC também conta com a participação de OSC como a Legião da Boa Vontade (LBV) e a Associação Nazarena Assistencial (ANA), do Centro de Saúde, escolas e comerciantes locais. 

UrbaniZarte

O UrbaniZarte tem foco em fomentar o fortalecimento de vínculos comunitários de forma sustentável pela articulação e mobilização da comunidade para ocupação e apropriação dos espaços públicos e/ou de equipamentos sociais, por meio de ações de arte, cultura, esportes, diferentes dimensões do desenvolvimento que se concretizam no território. Promove ações para todos os públicos, que incentivem a identidade e o pertencimento local, estimulem a socialização e a convivência comunitária a fim de propiciar o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais protetivos através de formas participativas de planejar e executar o desenvolvimento da ação.

Programa Fortalecimento de Vínculos

Iniciativa da Fundação FEAC que investe na qualificação de ações integradas de cultura, esportes e cidadania com o objetivo de prevenir o agravamento da vulnerabilidade social e reforçar os vínculos familiares e sociais protetivos.

Saiba mais: https://www.feac.org.br/fortalecimentodevinculos/