(Por Laura Gonçalves Sucena)

A frase ‘Era uma vez…’ ganhou as escolas de educação infantil durante a Semana Mundial do Brincar (SMB), que acontece em Campinas/SP até sábado, dia 27. Entre um livro e outro, as creches Menino Jesus de Praga, Mãe Cristina, Semente da Vida e SPES-Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo, instituições parceiras da Fundação FEAC, inovaram com as atividades de contação de histórias para a criançada.

Acompanhados de professoras animadas e fantasiadas, os pequenos da creche Menino Jesus de Praga foram para a praça localizada em frente à instituição e deixaram a imaginação voar. “Esta é a fase ideal para a formação do interesse pela leitura, pois é na educação infantil que são estabelecidos os hábitos da criança. Por isso pensamos em utilizar esse momento e explorar o gosto pela leitura num ambiente novo, sair da rotina e oferecer uma contação de história diferenciada, com piquenique”, falou a diretora pedagógica Rosane Ferreira.

Para a diretora, esses momentos são importantes para o desenvolvimento da imaginação, sociabilidade, linguagem, vocabulário e também da afetividade e do vínculo. A professora e contadora de história, Elizandra Lima, concorda. “A contação de histórias provoca na criança prazer, gosto pelo artístico, amor à beleza, imaginação, poder de observação, ampliação das experiências e proporciona a ligação entre fantasia e realidade”, falou.

Também pensando em desenvolver a capacidade crítica de interpretação e interação social das crianças, e levá-las para um mundo imaginário, o SPES promoveu uma brincadeira com histórias e fantoches. Com a participação das famílias, a atividade conquistou pais e crianças. “O dia foi muito enriquecedor. Essa fase da vida do meu filho é muito importante para o seu desenvolvimento e esses momentos dão segurança a ele. Foi a primeira vez que participo de uma atividade na creche e percebi que ele ficou muito empolgado”, falou Anderson Avelino da Silva, pai do pequeno Samuel, de 2 anos.

Na Semente da Vida, a contação de história também envolveu as famílias e a atividade teve como diferencial o uso de tecidos, que levou os pequeninos ao mundo da imaginação por meio de texturas e cores. “Incentivar a formação do hábito de leitura na infância é muito importante, por isso utilizar estratégias diferenciadas é fundamental”, falou Maria Teresa Ferreira, orientadora pedagógica da instituição.

Durante a atividade, a professora Ana Paula Leandro contou uma história com tecidos e organizou um espaço bastante atrativo para que as crianças pudessem interagir com os adultos presentes.

De acordo com a assessora técnica do programa Primeira Infância em Foco (PIF), do Departamento de Educação da Fundação FEAC, Adriana Nunes Silva, a contação de história é uma atividade que pode ser desenvolvida a qualquer momento e com diversos recursos e, desta forma, as famílias tiveram a oportunidade de conhecer alguns recursos e puderam se aventurar nessa deliciosa experiência.

“É muito importante para a formação da criança ouvir muitas histórias porque essas experiências vão ajudá-la a desenvolver emoções, sentimentos e imaginação de forma significativa e prazerosa. Como diz a escritora de literatura infantil e juvenil, Fanny Abramovich, escutar histórias é o início da aprendizagem para ser leitor e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo”, concluiu a assessora.

Já na creche Mãe Cristina, a proposta da contação, preparada pelas educadoras e monitoras, foi realizada a partir de um cenário construído especialmente para a ocasião. As professoras se fantasiaram e narraram a história e, no final, as crianças puderam interagir com os personagens.

“As atividades foram um sucesso e todas as crianças aprovaram porque o lúdico foi muito trabalhado. Nas duas histórias procuramos ressaltar alguns valores, como respeito, amor, direito e também mostrar noções de bem e mal e certo e errado”, explicou a orientadora pedagógica da instituição, Kety Nicolini Silva.

Para a também assessora do PIF, Denilze Ricciardelli, as atividades de contação de histórias promovidas na Semana Mundial do Brincar estimulam o imaginário da criança. “O uso desse instrumento incentiva a desenvolver a criatividade, sensibilidade, o gosto e o hábito da leitura”, garantiu.

Todas as atividades foram pensadas com o objetivo de divertir e levar novas experiências às crianças. As histórias promovem a capacidade de dar sequência lógica aos fatos, esclarecer o pensamento, aguçam a atenção. Além disso, desenvolvem o gosto literário, promovem ampliação do vocabulário, estimulam interesse pela leitura e contribuem para melhor desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Em Campinas, durante a Semana Mundial do Brincar, diversas instituições parceiras da Fundação FEAC e apoiadas pelo PIF promovem atividades em várias regiões do município. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, com música, arte, teatro, dança, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações livres que remetem ao lúdico. A programação pode ser conferida AQUI.

A ideia é que as crianças e suas famílias, atendidas ou não pelas entidades promotoras, se envolvam e se divirtam durante o tempo das brincadeiras.