Projeto “Fala Candidato – Propostas para a Educação” reúne entrevistas com os 14 aspirantes à Prefeitura de Campinas nas eleições de 2020, no contexto da 11.ª Semana da Educação de Campinas

Por Marta Avancini

O aumento da oferta de vagas na educação infantil, melhoria da gestão dos recursos, ensino em tempo integral, formação para o respeito à diferença e o exercício da cidadania, aumento do engajamento da família e da comunidade na vida escolar, além da melhoria da infraestrutura tecnológica das escolas são algumas das propostas de candidatos a prefeito de Campinas para a área da educação, apresentadas nas entrevistas que integram o projeto “Fala Candidato – Propostas para a Educação”.

O projeto é uma das ações da 11.ª Semana da Educação de Campinas, que acontece entre 19 e 23 de outubro, com o objetivo de mobilizar a sociedade em torno das pautas relacionadas à educação enquanto política pública, dando voz a educadores e estudantes que vivem o dia a dia da sala de aula e estimulando o debate social sobre a educação pública.

A Semana é um movimento suprapartidário, organizado por um Comitê de Governança, integrado pela Fundação Feac, Fundação Educar DPaschoal, Secretaria Municipal da Educação de Campinas, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio das Diretorias Regionais de Ensino Leste e Oeste do município.

Para Cláudia Chebabi, membro do Comitê Gestor representando a FEAC , o “Fala Candidato – Propostas para a Educação” é uma grande oportunidade para todos que entendem que a educação é uma política central para o desenvolvimento humano e da cidade.

“O Comitê de Governança, ao desenhar essa atividade, convida toda a sociedade a se inteirar de algumas das principais questões e desafios que permeiam a educação pública, ao mesmo tempo que propõe um diálogo com os diversos candidatos para que compartilhem suas propostas de políticas e se comprometam com a efetivação no caso do candidato eleito”, detalha Claudia..

Além disso, a iniciativa é uma maneira de estimular a sociedade a conhecer as propostas de cada candidato. “Assim, as pessoas podem escolher e votar naquele que melhor representa o seu ideal de educação pública e, após a eleição, acompanhar se de fato o candidato irá cumprir com o que se comprometeu”.

Educação nas eleições

No contexto das eleições municipais de 2020, o “Fala Candidato” constituiu-se num espaço para os políticos apresentarem suas ideias para a educação do município, a partir dos três eixos que norteiam da 11.ª Semana: garantir a alfabetização na idade certa; superar a evasão escolar e implementar tecnologias e metodologias ativas nas escolas.

Todos os candidatos foram convidados e decidiram se iriam ou não participar. Eles responderam à mesma entrevista, composta por sete perguntas formuladas pela jornalista que executou o projeto e validadas pelo Comitê de Governança da 11.ª Semana da Educação de Campinas.

As entrevistas tiveram duração máxima de 30 minutos, sendo que os participantes puderam usar o tempo como desejassem – desde que o tema fosse educação com respostas relacionadas às perguntas. Elas foram realizadas entre 28 de setembro e 8 de outubro.

“Entendemos essa atividade como uma ação educativa, na qual o exercício da democracia foi garantido, uma vez que todos os candidatos foram convidados, tiveram a mesma oportunidade de se expressarem livremente, sendo todo o conteúdo de sua plena responsabilidade”, reitera Cláudia Chebabi.

As questões abrangem vários temas-chaves sobre os desafios da educação pública em Campinas: a preservação da aprendizagem e a prevenção da evasão escolar no contexto da retomada das aulas presenciais, a ampliação do atendimento em creches, a gestão dos recursos para a educação à luz do Plano Municipal de Educação, o regime de colaboração entre o município e o governo estadual a implementação do Plano pela Primeira Infância Campineira e de metodologias que promovam a autonomia e a participação dos estudantes nas escolas, além das prioridades para a educação no plano de governo dos candidatos.

A retomada das aulas presenciais, um dos temas mais urgentes no atual cenário, é vista por perspectivas diferentes entre os entrevistados. Enquanto para alguns a prioridade é assegurar a segurança sanitária dos espaços escolares, outros defendem a implementação do ensino híbrido como alternativa para a recuperação da aprendizagem dos estudantes. A formação dos educadores para utilizar as tecnologias da informação em suas aulas e a aquisição de equipamentos também estão entre as propostas dos candidatos.

Publicação

As entrevistas estão publicadas no Youtube da Fundação FEAC ( https://www.youtube.com/playlist?list=PL7J_kZJZ6yexx8cEsnVj850K_Of3D9hML ) e site da 11.ª Semana da Educação de Campinas (https://www.feac.org.br/semanadaeducacao2020/) , onde estão disponíveis para consulta, compondo um painel das ideias e visões dos candidatos à prefeitura para a área da educação.

Caso algum candidato seja impedido de seguir na disputa pela Prefeitura de Campinas antes das eleições, o material será retirado do ar.

Mais informações: https://www.feac.org.br/semanadaeducacao2020/