A prática do cuidar, a comunicação e o currículo educacional foram os temas abordados pela pedagoga e doutora em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Unicamp, Andrea Patapoff, durante o curso de formação “Currículo: primeiros passos” que aconteceu nos dias 30 de junho e 1º de julho, na Creche Menino Jesus de Praga.
O encontro foi mais uma iniciativa do programa Educação: Conquista Coletiva, da Fundação FEAC, que tem como objetivo contribuir com as entidades de Educação Infantil para estruturarem e qualificarem iniciativas com vistas à participação efetiva da família no desenvolvimento da criança de zero a três anos
De acordo com a pedagoga, é importante que os educadores tenham a consciência da força da linguagem aos se comunicarem com as crianças e também com os pais. “A linguagem nunca é vazia, vem sempre carregada de uma mensagem, positiva ou negativa. Por isso é preciso sensibilizar o professor para que ele se conscientize disso e saiba que ele é o emissor e a criança o receptor, ou seja, tudo que ele fala é absorvido de alguma maneira”, explicou Patapoff.
Neste contexto, a creche deixa de ser apenas um espaço de cuidado e passa a ser o local onde são atendidas todas as necessidades da criança. “Uma instituição educacional tem que saber qual o rumo a seguir e para isso há o currículo. Pensando nessa perspectiva, todos precisam falar a mesma língua. O que eu vou ensinar? Como? E o que utilizarei para formar? Essas são perguntas fundamentais para um trabalho harmonioso”, resumiu a pedagoga.
A equipe aprovou a formação e elogiou a iniciativa. “Trabalhei por 20 anos em escolas particulares e aqui vivo uma experiência diferenciada e enriquecedora. Estou observando o desenvolvimento da criança sob uma nova perspectiva”, falou a monitora Elisabete Cassiano. “Aqui na creche o trabalha que está sendo desenvolvido é enriquecedor. Com as formações nossos olhares ficaram mais atentos e todas nossas ações estão sendo realizadas de forma diferenciada”, completou a professora Maria José dos Santos.
“Nessas formações, a ideia não é dar uma receita do dia a dia e sim promover uma capacitação pedagógica que nos orienta a termos ações coerentes com as quais nós, educadores, acreditamos entre a teoria e a prática”, finalizou a Christiane Carvalho, coordenadora pedagógica da instituição.
Informações: (19) 3794.3556