Laura Gonçalves

Discutir o futuro é assunto sério na Escola Estadual Vitor Meireles, localizada no bairro São Bernardo, em Campinas. Desde 2014, com a implantação do ensino integral, as coisas mudaram e o diálogo entre alunos, professores e equipe gestora tem um modelo centrado no projeto de vida dos estudantes com o objetivo de dar um significado ao papel da escola na formação e nas escolhas futuras dos jovens.
Para isso, a instituição segue as diretrizes do ensino integral que são fundamentadas em valores, princípios educativos e premissas que orientam as ações da escola. “Temos como missão ser um núcleo formador de jovens, primando pela excelência na formação acadêmica, pelo apoio integral aos seus projetos de vida, pelo aprimoramento do aluno como pessoa, pela formação ética e pelo desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”, explicou a diretora Maria Augusta Ceccere Covic.

De acordo com a vice-diretora, Jaqueline Salione Silveira, essa relação de cumplicidade e amizade é muito séria. “Fazemos um acolhimento quando o aluno chega na escola e estamos sempre de portas abertas. Também somos responsáveis pelo acompanhamento dos projetos de vida dos estudantes, priorizando a privacidade de cada aluno. Para isso é preciso ter confiança, pois estes projetos dialogam com as disciplinas eletivas e com os clubes juvenis”, explica.

Programa do Estado

O ensino integral foi implantado na Vitor Meireles após a decisão da comunidade escolar em optar pelo programa de integralidade oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que prevê jornada de até nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. “O processo foi trabalhoso para que a comunidade entendesse essa mudança, tanto que em 2012 a proposta não foi aceita. Após diversas reuniões com pais e a comunidade escolar conseguimos a aprovação e em 2014 iniciamos o ensino integral”, explicou a diretora.

A matriz curricular prevê orientação de estudos, preparação para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida. E além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo.
Os professores desse modelo atuam em regime de dedicação exclusivo e passaram por processo seletivo para compor o quadro de profissionais da escola de ensino integral.

Valores, princípios e premissas

Para que as ações caminhem com sucesso, a escola Vitor Meireles aposta nos valores, princípios e premissas. As premissas são o Protagonismo Juvenil, que tem o jovem como ator principal de suas ações; a Formação Continuada, na qual os professores nunca param de estudar e aprender; a Corresponsabilidade, com toda a comunidade atuando de maneira comprometida com a melhoria da qualidade da educação; a Excelência em Gestão, voltada ao alcance efetivo dos objetivos sustentáveis em todas as dimensões da gestão; e a Replicabilidade, com práticas inovadoras sistematizadas e replicáveis para a rede.

Já os valores são relacionados à valorização da oferta do ensino de qualidade; valorização dos educadores; gestão escolar democrática e responsável; e equipe de cooperação.

Os princípios são adotados sob o ponto de vista dos fundamentos filosóficos e educacionais como a pedagogia da presença, a educação interdimensional e o protagonismo juvenil.

“Tudo isso resulta em um novo jeito de desenvolver o potencial dos estudantes, pois queremos um jovem autônomo, solidário e competente e, por isso, acreditamos no protagonismo juvenil que está presente no Projeto Político Pedagógico da escola”, pontua Maria Augusta.
E os estudantes aprovam o diálogo. “Entrei no primeiro ano do ensino médio e levei um susto porque são nove horas de aula. Mas logo me acostumei e hoje adoro a escola. Aqui somos ouvidos e temos voz, além das disciplinas diversificadas e do clima de amizade”, ressalta Gabriel Trino Albano, 16 anos, aluno do 3º ano.

Metas

Além das avaliações institucionais já estabelecidas na rede estadual de ensino, como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), outra diferenciação da escola de ensino integral é quanto ao plano de ação com metas definidas, que é estipulado pela Secretaria de Educação, mas que pode ser incrementado pela equipe escolar.

Nas escolas onde o Programa é implantado, há algumas condições que precisam ser perseguidas pela equipe de educadores. Há a cobrança para que a escola não perca alunos, para que cada estudante esteja em sua série esperada (evitar a distorção idade/série), ano máximo que o aluno saia (idade certa em seu ano), ter o mínimo de faltas e, preferencialmente, ter como resultado no Saresp as metas ultrapassadas.

Neste sentido, a diretora ressalta que a escola vem melhorando os resultados em relação às avaliações externas, e chegou a ultrapassar as metas estabelecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para a escola nos anos de 2014 e 2015.

Currículo diversificado

Além da matriz curricular com as disciplinas comuns a todos os alunos do ensino fundamental e médio, também é previsto, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que instituições de ensino articulem seus currículos com as chamadas disciplinas diversificadas.

Na escola Vitor Meireles, essa complementação no currículo conta com Laboratórios, Orientação de Estudos, Preparação Acadêmica, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho (para terceiros anos do ensino médio), Eletivas, Clube Juvenil e as Tutorias.

“Cada disciplina tem uma característica. Nas eletivas, por exemplo, dois professores ser reúnem e preparam uma nova disciplina em função do projeto de vida de cada aluno e das habilidades em defasagem. As tutorias são como uma orientação direcionada em que o tutor sabe um pouco a mais sobre a vida do aluno, além de ter um contato maior com os pais desses estudantes”, explica Abrão Pereira de Araújo, professor-coordenador geral.

A professora de física Evelyn Tiemi Takamori, que também participa da Preparação Acadêmica conta que as disciplinas são interligadas. “Uma sempre caminha em consonância com as demais. Existe um planejamento do caminho que o estudante vai trilhar. Se o aluno quer ser médico, por exemplo, fazemos uma pesquisa das universidades: quais existem, quais são particulares, quais são do estado e muito mais. Nisso tudo entra também o mundo do trabalho e as tutorias”, resume.

Outro espaço legítimo dos estudantes, que é a “menina dos olhos” da instituição, é o Clube Juvenil. “Os alunos formam clubes com assuntos de interesses que são administrados por eles próprios. Eles discutem temas, pesquisam e têm autonomia. É uma maneira do aluno vivenciar os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer” fala Maria Augusta. Em sua fala, a educadora se refere ao Relatório Delors: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf

Durante o intervalo das aulas, é fácil encontrar um aluno empolgado em falar sobre seu projeto de vida e do Clube Juvenil do qual ele participa. Vinícius Matias Ferreira, 17 anos, por exemplo, abriu um Clube Juvenil de Moda. “Percebi que as meninas gostam muito de moda, mas elas não tinham tempo para pesquisa. Com isso decidi abrir o clube e compartilhamos ideias, trocamos experiências. Ter essa oportunidade aqui é muito legal. O Clube anda junto com meu projeto de vida, que é produção de moda. E é isso que quero fazer!”, enfatizou.

Já a estudante Mariana Fernandes, do 3º ano, tem como projeto de vida a nutrição. “Não tinha um projeto de vida quando cheguei aqui, mas fui construindo e aos poucos, com as aulas eletivas e a feira de profissões fui descobrindo o que queria. Eu gosto muito da escola e não queria sair daqui”, garantiu.

E assim a escola Vitor Meireles vai conquistando seus estudantes e a comunidade. “Esse acompanhamento do aluno desde o início, com o foco no aprofundamento dos estudos e o currículo mais atrativo que permite ao jovem escolher disciplinas voltadas ao desenvolvimento de seu projeto de vida é um diferencial. Estamos aqui para isso, porque acreditamos no potencial desses estudantes”, finalizou a diretora Maria Augusta.

Confira o Facebook da EE Vitor Meireles: https://www.facebook.com/eevitormeireles2013/?fref=ts
Saiba mais sobre o ensino integral da rede estadual de ensino de São Paulo: http://www.educacao.sp.gov.br/ensino-integral

nossa escola- vitor meireles