(Por Camila Mazin)
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no estado de São Paulo subiu para 14,6% no terceiro trimestre, batendo recorde em 2020. E foi em meio a esse cenário unido a uma pandemia que o projeto Diversidade é Vida conseguiu empregar 13 jovens em uma multinacional em Campinas/SP.
O desafio começou em 2019 em uma conversa com a empresa que possui um programa interno pela diversidade que incentiva a contratação de pessoas negras, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, o que foi totalmente ao encontro do objetivo do projeto Diversidade é Vida que incentiva a diversidade nas empresas permitindo que haja oportunidade para todos. E foi o que aconteceu, a diversidade venceu e jovens negros, mulheres e com deficiência passaram a integrar o quadro de funcionários da multinacional em 2020.
Diante de um cenário de pandemia e isolamento social todos os processos aconteceram online. Os interessados pelas vagas deveriam gravar um vídeo de apresentação que seria encaminhado aos gestores para realizarem a triagem que, posteriormente, passariam por uma entrevista. Ao todo foram encaminhados 28 vídeos. “O processo foi bem interessante por causa da pandemia. A entrevista teve que ser online pelo Skype, mas antes tive que mandar um vídeo dizendo minhas qualidades e defeitos, o que eu gosto de fazer e o que eu pretendo fazer no meu futuro”, disse Vinícius Rodrigues Dos Reis, jovem contratado para a área de EHS saúde e segurança.
Dos 13 jovens contratados, 12 já iniciaram suas atividades em vagas administrativas de diversos setores e um aguarda o início em janeiro de 2020. “O foco dessa inclusão é a diversidade, sendo que 50% das vagas foram destinadas para mulheres, 50% das vagas destinadas para pessoas negras e uma vaga para pessoa com deficiência. Os gestores e todas as pessoas envolvidas no processo estão comprometidos com o desenvolvimento dos aprendizes. Após serem incluídos, mudaram sua visão sobre o mundo do trabalho, tendo agora mais possibilidades de se desenvolverem e buscarem autonomia”, afirmou Dayane Gomes da Costa Baumgartner, Técnica em Orientação Profissional que acompanhou todo o processo de contratação dos jovens. Para ela, o processo de inclusão foi de extrema importância porque fortaleceu o tema da diversidade tanto dentro da Guardinha quanto dentro da empresa, possibilitando a superação das vulnerabilidades e valorização das potencialidades de cada jovem.
Todos têm direito a oportunidades
A pandemia de Covid-19 trouxe muito mais que os desafios sanitários, resultou em muitas perdas, incertezas, ausências, afastamentos, necessidade de mudanças e novas rotas e perspectivas. “Organismos internacionais como OMS, UNESCO e OIT alertam sobre as profundas consequências que atingirão especialmente os grupos mais vulneráveis, dentre estes os jovens. Para jovens negros e pertencentes a grupos minorizados os desafios são ainda maiores. Ter um projeto voltado à inserção de jovens ao trabalho focado na diversidade é algo essencial”, afirmou Tatiane Zamai, líder do programa Juventudes.
O ano de 2020 com certeza ficará marcado por conta da pandemia e de suas consequências. Mas, para alguns, como o Vinícius, terá um gostinho especial. “A sensação é muito boa, porque em um país em que o desemprego está lá em cima e ainda chega uma pandemia, conseguir um bom emprego é quase impossível. Eu pretendo aprender tudo o que eu posso na empresa e fazer uma faculdade envolvida com robótica para entrar no ramo da tecnologia”, afirmou.
“Eu já vi um desenvolvimento muito grande da minha parte lá na empresa. Já não sou mais tão tímida quanto antes, mas acho que ainda tem mais algumas coisas que preciso melhorar. Eu gostaria muito de continuar até depois do final do meu contrato de aprendiz, então estou me esforçando para poder ajudar as pessoas da empresa e de certa forma ser lembrada por elas”, afirmou Juliana Ferreira Pontes, contratada para a área do RH na área de comunicação.
A diversidade precisa estar cada vez mais inserida na sociedade e nas empresas. Diante disso, a empresa realizará palestras ao longo do ano de 2021 abordando esse tema com o auxílio dos próprios jovens contratados, afinal, todos têm o direito de ter acesso a trabalhos decentes e com possibilidades de crescimento e construção de projetos de vida. Em 2020 o preconceito e as adversidades foram vencidos por 13 jovens que nunca desistiram de seus sonhos e hoje, se tornaram inspiração para muitos outros.