Ingrid Vogl

Experiências inovadoras e criativas de boas práticas escolares serão a tônica do Encontro Mensal do Compromisso Campinas pela Educação (CCE) que acontece no dia 30 de novembro, às 19h no auditório da Fundação FEAC. A edição do mês 11 encerra o ciclo anual de Encontros Mensais que são promovidos pelo Departamento de Educação da FEAC. Na ocasião, representantes de duas escolas campineiras compartilharão suas vivências pedagógicas que dão certo em suas comunidades escolares. Uma delas é a Escola Curumim, que tem seu projeto pedagógico inspirado na obra do educador francês Célestin Freinet, que defende que o ambiente político e social ao redor da escola não deve ser levado em conta e integrar o plano pedagógico escolar.

Na Curumim, a organização do espaço físico incentiva a interação entre as crianças, que têm o trânsito livre entre espaços internos e externos da escola. Os alunos também têm como tarefa cultivar plantas e alimentar animais. O contato com a natureza é, para a escola, condição imprescindível para propiciar às crianças uma formação que as sensibilize para a beleza e para a vida, na sua riqueza e diversidade.

Segundo Glaucia Ferreira, diretora da Curumim, a escola tem o trabalho pedagógico pautado em três eixos: cooperação, autonomia e livre expressão. A inclusão também é assunto sério e amplamente trabalhado na comunidade escolar. A escola recentemente entrou para o Mapa da Inovação e Criatividade da educação Básica, do Ministério da Educação.

Desafios e caminhos

Representando a rede estadual de ensino de Campinas, a Escola Estadual Manoel Alexandre Marcondes Machado trará sua experiência abordando os desafios e caminhos trilhados para desenvolver uma educação inovadora e de qualidade.

Na opinião de Adriano Rolindo, diretor, o maior desafio na escola pública é conseguir inovar, exercitar a criatividade e propor a transformação dentro de um sistema tradicional, enfrentando as contingências da rede e os problemas estruturais do ensino público no Brasil. Contingências no sentido do que é incerto, já que muitas coisas são possíveis, mas podem não acontecer necessariamente em virtude da estrutura legal, burocrática e política das redes.

“Por exemplo, temos a constituição do corpo docente, que foge ao controle da escola, bem como sua estabilidade. As características socioeconômicas, incluindo muitas vezes a extrema pobreza das periferias das grandes cidades que não oferecem dignidade e qualidade de vida às crianças. A formação inicial docente e a formação continuada muitas vezes não atendem as necessidades de inovação e transformação, e isso foge ao nosso controle. Nesse sentido, a escola enfrenta um grande desafio”, enumerou.

Em contrapartida, a gestão da EE Manoel Alexandre consegue mostrar como é possível inovar dentro das redes públicas, mesmo que timidamente, por meio de experiências positivas. “Nossa maior conquista talvez seja o trabalho coletivo de planejamento das condições de ensino e aprendizagem, a forma como nossa equipe docente assume com comprometimento esse combinado”, avaliou Adriano.

Segundo o diretor, outro ponto importante tem sido o apoio irrestrito da comunidade, em especial os pais de alunos, que estão em todos os momentos apoiando e acreditando no trabalho pedagógico. Um exemplo desse comprometimento foi a construção do ateliê de artes, financiado com dinheiro próprio da Associação de Pais e Mestres (APM). Com o recurso, foi criado um espaço de 100 m² totalmente equipado para fortalecer o currículo da escola no que se refere a criatividade, sensibilidade e vivenciadas por meio das expressões artísticas.

Ainda nesse sentido, Adriano cita as oficinas do Programa Mais Educação, que têm garantindo um trabalho mais criativo e transformador. Nesse ano, os alunos se tornaram compositores de canções que foram gravadas em um estúdio profissional.

O Encontro Mensal é um evento gratuito aberto ao público em geral. As vagas são preenchidas por ordem de chegada e são emitidos certificados posteriormente a quem demandá-los.

Conheça mais sobre a Curumim: http://www.escolacurumim.com.br/

Conheça mais sobre a EE Manoel Alexandre Marcondes Machado: https://www.facebook.com/manoelalexandre/

Conheça o Mapa da Inovação e Criatividade da Educação Básica: http://simec.mec.gov.br/educriativa/mapa_questionario.php