(Por Laura Gonçalves Sucena)
Pensar no desenvolvimento integral das crianças, utilizando a música como ferramenta de estimulação psicomotora. Assim foi o encontro ‘Troca de Saberes’ promovido pelo projeto Novo Olhar, do Programa Primeira Infância em Foco (PIF), da Fundação FEAC, que reuniu diretoras educacionais e orientadoras/coordenadoras pedagógicas de instituições de educação infantil.
Com o tema “A música e a psicomotricidade no desenvolvimento infantil”, o palestrante Junior Cadima, psicopedagogo e músico, falou da importância das escolas de educação infantil em respeitar as fases de desenvolvimento da criança, oferecendo um ambiente desafiador que possibilite a construção de conhecimentos.
Para refletir e pensar sobre o tema, o encontro contou com a participação das instituições AMIC, Creche Mãe Cristina, Creche Bento Quirino I, Casa da Criança Meimei, Creche Menino Jesus de Praga, Centro de Formação Semente da Vida, Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo – SPES, Instituto Educacional Dona Carminha, Casa da Criança Madre Anastácia, Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia e Casa da Criança de Sousas.
Abrindo o encontro, o psicopedagogo ressaltou que no processo de aprendizagem cada criança tem um modo particular de aprender e que a motivação é essencial. “Para a aprendizagem ocorrer no cérebro precisamos de estimulação correta, motivação e um ambiente propício. A construção das sinapses acontece com a estimulação e as experiências moldam a arquitetura do cérebro”, explicou.
Cadima também propôs uma dinâmica sobre a importância do corpo do professor da educação infantil, enfatizando que esses profissionais devem trabalhar habilidades de coordenação, concentração, tempo (ritmo), equilíbrio, memória e interação. “É preciso que o profissional da educação infantil tenha momentos de vivência para trabalhar com a criança, afinal o treino é importante”, contou.
De acordo com Adriana Silva, técnica de referência do PIF, realizar um encontro com as líderes das instituições visa alcançar um dos principais objetivos da educação infantil, ou seja, favorecer um desenvolvimento saudável da criança durante a primeira infância. “Encerramos a primeira etapa do monitoramento do desenvolvimento infantil nessas instituições e, como agora é hora de rever práticas educativas, receber e aprimorar os conhecimentos compartilhados nesse dia, acerca do desenvolvimento integral da criança, é uma ferramenta para qualificar as orientações das equipes”, concluiu.
Desenvolvimento
De acordo com Cadima, as primeiras aprendizagens, como o desfralde, o andar e o falar, são extremamente importantes para as crianças. Desta forma o estímulo se torna necessário, uma vez que garante novas construções de caminhos neurais, aciona áreas cerebrais e potencializa o desenvolvimento.
O palestrante também salientou o potencial do cérebro da criança até os 6 anos. “Os primeiros anos da vida são fundamentais para seu desenvolvimento, pois a evolução do cérebro acontece a uma velocidade incrível nesse período, sobretudo com estímulos e interações. É nessa fase que a criança deve correr, brincar e ser estimulada”, pontuou.
Nas escolas infantis, é preciso que o professor fique atento às crianças e ofereçam estímulos com intencionalidade. Nesse contexto, deve-se oferecer atividades planejadas para incitar um caminho estimulador que deixe evidente o que se quer expor para a criança.
De acordo com o palestrante, hoje em dia é comum as escolas de educação infantil darem atenção à leitura e escrita, esquecendo de outras prioridades. A atenção deve ser voltada ao aspecto psicomotor que irá auxiliar futuramente no bom desempenho escolar da criança.
“Atualmente, muitas crianças chegam ao ensino fundamental sem saber pegar corretamente em um lápis. A infância é uma fase que requer direcionamento significativo para atividades que envolvam movimentos corporais. São eles que irão auxiliar na estimulação das habilidades psicomotoras e darão suporte ao processo de aprendizagem da leitura e escrita”, explicou Cadima.
Para a técnica de referência do PIF, como todas as instituições realizam o trabalho com creches, foi importante o encontro reforçar que funções cognitivas como raciocínio, memória e capacidade críticas, são desenvolvidas na primeira infância por meio do controle de impulsos, da capacidade de redirecionar a atenção e de se lembrar de regras. Por isso o trabalho com a música e psicomotricidade se tornam tão fundamentais.
Música para aprender
Desde o nascimento, a criança utiliza a linguagem corporal para conhecer a si mesma, relacionar-se, movimentar-se e descobrir o mundo. Neste contexto, o trabalho por meio da música, com fundamentação da psicomotricidade (estimulação dos movimentos corporais), serve como ferramenta de estimulação para os pequenos.
Segundo o psicopedagogo, a música como uma atividade que desperta prazer e motivação deve ser trabalhada de forma lúdica e divertida. Assim, a música é um instrumento que auxilia de forma efetiva o trabalho da educação que deve ser realizada livre de regras e cobranças, proporcionando momentos de criatividade, expressão, descobertas e diversão.
Cadima explica que a música, quando utilizada nas brincadeiras com as crianças, torna-se uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento da motricidade e de outras habilidades. “Por meio dela a criança incorpora experiências, vivências e interage com mundo. Os movimentos corporais irão possibilitar o conhecimento do próprio corpo, das suas capacidades e serve como um instrumento de comunicação”, falou.
A proposta da utilização da música também contou com diversas atividades envolvendo todas as participantes. “Minha intenção é que essas atividades possam ser repassadas às professoras e monitoras e auxiliem nas dinâmicas dentro das salas de aulas”, explicou.
Para as participantes, o momento foi de reflexão sobre as práticas do dia a dia. “Acredito que a intencionalidade deve estar presente em todos os planos do professor e ele deve observar a criança para poder oferecer essas práticas. Hoje o dia foi muito positivo, porque é essencial oferecer formação também para os gestores”, falou a orientadora educacional do SPES, Michelly Salomão.
“Após esse encontro, percebo que temos que parar para refletir sobre o que estamos oferecendo ao nosso público. Rever se as atividades são realmente empolgantes e motivantes e se o ambiente é adequado. O que queremos é sempre trabalhar para oferecer práticas adequadas e garantir o pleno desenvolvimento infantil”, contou a diretora educacional da Creche Bento Quirino I, Josiane Farias.
Primeira Infância em Foco
O Programa Primeira Infância em Foco é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em esforços para promover o desenvolvimento da primeira infância com objetivo de assegurar que todas as crianças tenham desenvolvimento adequado à sua faixa etária.
Saiba mais: www.feac.org.br/primeirainfanciaemfoco