O dia começou repleto de alegria e atividades nas instituições que participaram da Semana Mundial do Brincar nesta quarta-feira, dia 25 de maio. O Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo – SPES, a Casa da Criança Meimei, o Centro de Formação Semente da Vida, a AMIC Monte Cristo e a Casa da Criança Madre Anastácia reuniram pais e filhos com objetivo de levar a brincadeira para o ano todo, com atividades propostas pelo Programa Educação: Conquista Coletiva (ECC).

Logo cedo, a instituição Madre Anastácia preparou jogos com bolas e outras atividades para encantar toda a família, sempre propondo um tempo de diversão para as crianças. Ainda na manhã desta quarta-feira, o SPES também acolheu os pais nas brincadeiras livres e cheias de criatividade. “É um momento importante com as famílias. O apoio do Programa Educação: Conquista Coletiva (ECC) da Fundação FEAC é essencial nos novos aprendizados que refletem no dia a dia, nas nossas atividades, e isso é enriquecedor”, falou a diretora educacional, Tânia Maura Barreto.

Para a dona de casa Rosana Carvalho, mãe do pequeno Samuel, de dois anos, o dia foi de alegria do SPES. “Acho importante estar na creche e procuro acompanhar meu filho em todos os lugares. Com certeza ele se sente mais seguro e isso vai ser bom para o futuro”, completou.

A professora da Casa da Criança Meimei, Taise Conceição dos Santos, também aprovou a iniciativa. “Às vezes os pais não têm muito tempo para ficar com seus filhos e essa é uma ótima oportunidade para trazer a família para junto do nosso trabalho. Estamos abrindo nossas portas porque a família tem que estar sempre presente”, relatou.

Pais e filhos também se divertiram a valer na praça que fica próxima à Semente da Vida, durante a Gincana Interativa que promoveu várias atividades com as crianças da instituição. Divididas em equipes que se distinguiam por cores, os grupos brincaram de corrida do saco, corrida da batata na colher e outras. Assim, os adultos voltaram a ser crianças e se uniram com os filhos por meio do brincar. “É muito bom participar e ver o desempenho das crianças. Elas ficam felizes em ver que a gente interagir com elas, porque cuidar dos filhos não é só deixá-los na escola”, afirmou Ricardo do Carmo, pai da Rafaela, cinco anos e Mateus, um ano.

A equipe gestora e as professoras da creche ficaram satisfeitas com o resultado das atividades, que integra a Semana Mundial do Brincar. “Está sendo muito bom ter essa oportunidade de estar junto com pais e mães e ver a alegria das crianças em participar. Isso é um resgate das nossas vidas, da nossa infância, e traz alegria e satisfação na integração de pais e filhos”, disse a diretora educacional da creche, Celisa Maria de Oliveira Teodoro.

Na AMIC Monte Cristo a diversão parecia não ter fim. A tarde foi repleta de atividades das mais variadas. “É bom a gente não perder o encantamento e sempre lembrar que tem uma criança dentro de nós. Estou muito feliz de estar aqui hoje”, falou a dona de casa Gleice Emilis, mãe do Carlos Miguel, de um ano.

A diretora da instituição, Marta Maria dos Santos Nonato, falou sobre o resgate das brincadeiras e da importância da presença das famílias na instituição. “Hoje o dia foi especial porque os pais brincaram muito. Esse trabalho que estamos desenvolvendo com a família, com a comunidade, está sendo enriquecedor. Tivemos várias mudanças e o desenvolvimento das crianças é o que primamos”, resumiu.

As atividades propostas pelo ECC para a Semana Mundial do Brincar continuam na próxima semana na Casa Da criança de Sousas.