(Por Laura Gonçalves Sucena)

No Brasil, o dia 28 de agosto foi instituído como o Dia Nacional do Voluntariado e a Fundação FEAC celebra essa data tão especial por meio do seu Centro de Voluntariado.  Promovendo diversas ações em todas as esferas da sociedade, o Centro articula recursos humanos voluntários e instituições sociais parceiras com objetivo de estimular e qualificar as práticas solidárias.

Entre as ações promovidas pelo Centro de Voluntariado FEAC (CVF) estão as palestras de voluntariado que só este ano já foram frequentadas por mais de 220 interessados. “Esse encontro é o primeiro passo para ser voluntário em uma instituição parceira da FEAC. Na conversa com o grupo, o futuro voluntário tem a oportunidade de conhecer a Lei do Voluntariado, as responsabilidades e os direitos, recebe dicas, conhece os tipos de instituições existentes bem como as diversas possibilidades de atuação”, informou a assessora técnica, Marcela Doni.

O Centro de Voluntariado FEAC, por meio de seus membros, ainda realiza mutirões em locais públicos, escolas e instituições. Neste ano, já foi construído um jardim sensorial na creche Cenáculo – Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo (SPES), que contou com a participação de mais de 60 envolvidos que dedicaram tempo e habilidades em prol do espaço. Outras três ações assim também estão programadas. No dia 16 de setembro, haverá a revitalização da sala de artes da instituição Casa dos Anjos, mantida pela Casa de Maria de Nazaré; em 30 de setembro está programada a pintura da fachada da entidade CAVI; e em 31 de outubro, o CPTI – Centro Promocional Tia Ileide receberá os voluntários que serão responsáveis pela pintura da quadra e muro da instituição.

“Além de contarmos com a colaboração dos voluntários que fazem parte do CVF, queremos a participação da comunidade nos mutirões. Queremos promover a cidadania ativa para que as pessoas se sintam pertencentes às suas comunidades”, pontuou Marcela.

Parcerias com empresas também fazem parte das ações do CVF. Em 2017, seis empresas promoveram ações sociais com o auxílio e orientação do Centro. De acordo com Marcela, muitas empresas investem no voluntariado e estimulam seus colaboradores porque a atuação voluntária desenvolve diversas habilidades e competências nos profissionais, como liderança, trabalho em equipe e comprometimento. ”O engajamento com a organização também é um ponto forte, gerando um sentimento de colaboração nas pessoas que acabam participando dos programas”, completou.

Transforma Campinas

E a parceria para aumentar a rede de voluntários só cresce. A Fundação FEAC e a Prefeitura Municipal de Campinas lançaram no ano passado a plataforma Transforma Campinas, ferramenta eletrônica que integra voluntários a instituições do município.

A plataforma, que atualmente possui 111 entidades cadastradas, 2.852 vagas publicadas, 3.724 voluntários e já ajudou na colocação de 1.042 voluntários (vagas aprovadas), é um sucesso e conecta as instituições que oferecem vagas com voluntários. O canal digital cruza as informações e conecta os dois interessados.

Fazendo e acontecendo

Cerca de 70% das pessoas que frequentam a palestra de voluntariado na Fundação FEAC já contam com uma posição em algumas das instituições parceiras. “A grande maioria já vem indicada por organizações da sociedade civil, então já será mão-de-obra absorvida para o trabalho voluntário.  Mas sempre tem quem nos procura ainda sem saber o que fazer e onde atuar. O que realmente importa é que as pessoas têm vontade. Acredito que devemos estimular a prática solidária para que o voluntariado não seja um diferencial, mas parte do hábito de todo cidadão”, comentou a assessora.

E em diversas instituições parceiras da Fundação FEAC, o trabalho dos voluntários é essencial. No Instituto Dom Nery, por exemplo, os interessados em fazer a diferença são acolhidos de braços abertos.  Quando eles chegam à instituição são apresentados à rotina educacional, à proposta pedagógica e toda a equipe de educadores. A partir disso, eles têm a possibilidade de encaixar a proposta de trabalho dentro da rotina da entidade. Com todo esse cuidado e preocupação em estreitar vínculos, o Dom Nery possui hoje cinco voluntários, que desenvolvem as mais variadas atividades: capoeira, inglês, leitura, desenho clássico e organização e manutenção da brinquedoteca. Veja a matéria completa aqui.

O Lar dos Velhinhos de Campinas também conta com diversos colaboradores e segundo o médico geriatra da instituição, Edison Vidal, as atividades desenvolvidas por voluntários em instituições para idosos, de longa permanência, têm contribuído para amenizar a solidão dos atendidos. Entre as ações desenvolvida pela instituição, uma das que mais faz sucesso entre os idosos é a troca de correspondência. A experiência, denominada Afeto Selado, começou há cinco anos e atualmente 34 residentes trocam cartas com voluntários. Confira  as matérias aqui: Voluntariado contribui para qualidade de vida de idosos e Projeto do Lar dos Velhinhos resgata troca de cartas com idosos e busca novos voluntários.

De acordo com Marcela, o trabalho dos voluntários é essencial para as instituições. “Ser voluntário é dedicar parte do seu tempo, talento e trabalho, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, causas de interesse social e comunitário e, desta forma, colaborar com a qualidade da vida de outras pessoas. Por isso temos que comemorar essa data tão especial que é o Dia do Voluntariado”, finalizou.

Saiba mais: https://www.feac.org.br/centro-de-voluntariado-feac/  www.transformacampinas.com.br