Os brasileiros têm buscado no empreendedorismo a renda que perderam com o desemprego causado pela pandemia. Para ajudar microempreendedores de áreas periféricas de Campinas a gerirem seus negócios com eficiência, a Fundação FEAC lançou, em 2020, o Tempo de Empreender. “Criamos o projeto durante a pandemia justamente como uma resposta aos problemas econômicos em territórios de vulnerabilidade”, diz Arthur Goerck, líder do Programa Desenvolvimento Local da FEAC.

Em parceria com o Instituto Meio, foram criados dois percursos distintos: um para quem nunca empreendeu, outro para quem já tinha um negócio. O Tempo de Empreender aborda temas que vão desde noções básicas sobre o que é empreendedorismo (muitos participantes não se reconheciam como empreendedores) até questões de planejamento financeiro e gestão.

Se 2020 chegou ao fim com 13,4 milhões de desempregados, segundo o IBGE, o ano também registrou o recorde histórico de abertura de novos CNPJs – foram criados 3.359.750 novos negócios, sendo os microempreendedores individuais (MEIs) a grande maioria deles. Trata-se, em muito casos, do empreendedorismo por necessidade, feito sem planejamento e muitas vezes fadado ao fracasso. O Tempo de Empreender busca qualificar microempreendedores justamente para que isso não aconteça.

Inclusão produtiva

O Tempo de Empreender encerrou em abril de 2021 as inscrições para sua segunda edição. E, mais uma vez, as mulheres – grande parte delas negras e chefes de família – são a maioria absoluta dos participantes. Em 2020, elas foram 75% dos 292 microempreendedores beneficiados pelo projeto. Esse ano, são 80% dos 282 inscritos.

“Falar de empreendedorismo em lugares vulneráveis é falar da questão de gênero e raça. O empreendedorismo não é solução para tudo, serve para complementar renda de pessoas vulneráveis, mas tem sido visto no mundo todo como uma estratégia de inclusão produtiva também para pessoas em extrema vulnerabilidade”, diz Arthur.

A haitiana Cherone Cleophat Chery, que cria sozinha seus dois filhos, é uma dessas mulheres. “No curso, tive uma parte de educação financeira, e aprendi a definir preços de venda, a fazer fluxo de caixa e a controlar meus gastos.” Ela agora sustenta sua família com seu negócio de costura criativa. O empreendimento, inclusive, rende mais do que o salário do seu último emprego.

Sobre a Fundação FEAC

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

Mais informações

Fundação FEAC

Camila Mazin – Analista de Comunicação

(19) 3794-3523, (19) 99934-2578