A TV Câmara de Campinas levou ao ar no último 19 de junho, uma edição do Programa Espaço Aberto dedicada ao tema deficiência auditiva, gravado no Instituto Educacional Dona Carminha – entidade conveniada à Fundação FEAC, que completa 40 anos na cidade e proporciona educação especializada e tratamento fonoaudiológico para crianças e adolescentes. De forma inédita, ao programa teve, na íntegra, interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), realizada por Maurício Gut, profissional que já realiza normalmente a interpretação em Libras de todas as sessões ordinárias e extraordinárias da Casa. A repercussão do programa chamou a atenção nas redes sociais e a Ouvidoria da Câmara recebeu dezenas de e-mails elogiando a iniciativa – que deverá ser retomada em outros programas.
Pessoas com surdez, pais e mães de surdos,professores, pedagogos e representantes de entidades que lidam com inclusão estão entre as diversas pessoas que se manifestaram em apoio à iniciativa. “Quero parabenizar pela programação em que os surdos são contemplados (…) eles se sentiram felizes em entender e interagir, pois tinha um bom intérprete de Libras. Parabéns, TV Câmara. Continue assim”, diz o padre Claudiney de Almeida, responsável pela Pastoral do Surdo.
“Sou mãe de surdo e gosto demais do programa de janela com Libras, assim é possível as pessoas surdas entenderem tudo o que se passa, estar por dentro dos acontecimentos. Espero que esse projeto jamais termine, e que abranja todos os tipos de programas. Muitos têm legendas, mas para o surdo não é suficiente, pois a língua natural deles é Libras, Português é a segunda língua”, afirma Marli Cristina Sebastião.
Para Lilian Ferreira, tradutora e intérprete de Libras do DLIE/PRG Unicamp, a ação é de extrema importância para a comunidade surda, não apenas pelo conteúdo, mas especialmente por tornar possível a compreensão dos assuntos tratados. “Espero que outros programas contem com o recurso também, pois surdos são, acima de tudo, cidadãos que merecem saber o que se passa em sua cidade, os assuntos da atualidade, enfim, tudo o que é necessário saber e lhes é negado por falta de acessibilidade. Parabéns e continuem trabalhando para tornar a TV Câmara cada vez mais um importante veículo de informações a todos nós”, pontua.
“Fico muito grata por lembrarem da comunidade surda, pois pudemos participar, entender, conhecer todas as falas da repórter e dos entrevistados”, conta Mônica Azevedo, que é surda. “Assistir a tradução em Libras! Amei! Precisamos difundir esta ideia e ter mais janelas nos programas de TV”, acrescenta Lígia Pinha, pedagoga especialista em Educação Especial.
Mais programas em Libras
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafa Zimbaldi (PP), conta que a TV Câmara está trabalhando para oferecer mais programas com a janela de Libras. “Hoje temos as sessões com interpretação simultânea e estamos colocando paulatinamente também, em atendimento a legislação em vigor para os canais abertos, o recurso de closed caption em sessões e nos programas do canal. Porém, como disse inclusive uma das pessoas que nos escreveu, legendas não são a mesma coisa para os surdos, já que Libras é a primeira língua deles e português, a segunda. Por isso estamos trabalhando para produzir mais programas com Libras e acredito que em breve teremos uma parcela maior da programação atendendo a esta demanda mais que justa”, diz Rafa;
Ele conta que, inclusive, o vídeo com hino brasileiro e hino de Campinas que é exibido em cerimônias oficiais já está ganhando versão com janela em Libras, uma ideia que foi trazida à Casa pelo vereador Marcos Bernardelli (PSDB). “Trabalhar pela inclusão é uma obrigação de qualquer Câmara de Vereadores. É fato que temos limitações para isso, muitas vezes até mesmo de ordem técnica ou financeira, mas temos a obrigação de fazer tudo ao nosso alcance e assim o faremos”, diz.
Assista: https://youtu.be/EoaAaSQQUPU
Fonte: TV Câmara Campinas