(Por Laura Gonçalves Sucena)

 

A 8º e última edição do UrbaniZarte 2019 foi marcada por uma série de atividade que agitou famílias e amigos num clima de descontração e alegria. A iniciativa que visa incentivar a identidade e o pertencimento local e ainda estimular a socialização e a convivência comunitária, aconteceu na região do Jardim Esmeraldina e reuniu cerca de 550 pessoas.

Só este ano, o UrbaniZarte – projeto do programa Fortalecimento de Vínculos da Fundação FEAC – reuniu cerca de 5 mil pessoas nas ações ocorridas nas cinco regiões do município. Realizou parcerias com oito Organizações da Sociedade Civil (OSC) que foram responsáveis por fazer acontecer inúmeras atividades de cultura, esporte e lazer.

Segundo a líder do programa Fortalecimento de Vínculos, Sílnia Prado, ao longo de 3 anos do projeto, somam-se mais de 20 núcleos criativos distribuídos nas cinco regiões de Campinas. “Este ano, as edições foram capitaneadas por um parceiro local que recebeu apoio financeiro e técnico no desenvolvimento das ações. O desafio para eles é manter a articulação constante – entre organizações, lideranças, moradores e equipamentos públicos locais – na proposição e execução de iniciativas que contribuam efetivamente com o desenvolvimento humano e social, para além desta ação”, explicou. 

Além das atividades de lazer, os UrbaniZartes contaram com apresentações artísticas e culturais, oficinas de artesanatos em geral, jogos, danças, música, show dog da Guarda Municipal, mini circuito de trânsito da Emdec, CadÚnico, Reprolatina com informações sobre os direitos reprodutivos e sexuais, , parcerias com Centros de Saúdes e com Centros de Referência da Assistência Social e muito mais.

Para Rodrigo Correia, coordenador do Projeto Jovens Mobilizadores e consultor técnico da ONG Reprolatina, participar das edições do UrbaniZarte este ano foi uma oportunidade ímpar de levar às comunidades informações e insumos de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, incluindo o HIV-Aids. “Foi um momento de esclarecer dúvidas sobre sexualidade e conhecer os direitos sexuais e reprodutivos, contribuindo com o fortalecimento dos vínculos e construção de projetos de vida mais saudáveis e com exercício pleno de seus direitos”, afirmou.

Para a realização das ações, as instituições que foram parcerias técnicas dos UrbaniZartes contaram com o auxílio de um Núcleo Criativo (NC), formado por outras OSC, equipamentos públicos, lideranças locais e moradores que fazem a diferença em sua região. Referência na comunidade, o NC é formado por pessoas que pensam, organizam, aprovam e desenvolvem a ação democraticamente de forma coletiva e horizontal. Os participantes representam o território e são responsáveis por organizar as apresentações, escolha de fornecedores, realizar parcerias e pensar em todos os itens que façam o dia da ação funcionar perfeitamente. 

Sábado de sol

No Jardim Esmeraldina, a ação realizada na manhã do último sábado, 23 de novembro, também foi um sucesso! O dia ensolarado foi animado pelo apresentador Rafael Silvério que não deixou ninguém parado. A criançada que lotou o campo de futebol do bairro se divertiu com o touro mecânico, futebol de sabão, oficina de bolha de sabão gigante, construção de pipas, queimada e muita pintura.

Com a parceria técnica da Casa Santana, a ação foi divulgada nos comércios da região e chamou a atenção dos moradores. “Estava no supermercado e vi um cartaz. Achei ótimo porque poder trazer a criançada para brincar e se divertir aqui no campo de futebol foi muito bom. Que manhã mais gostosa que estamos tendo”, falou a dona de casa Camila da Cruz.

“Receber o convite para ser parceira técnica da FEAC na realização do UrbaniZarte foi desafiador. Inicialmente ficamos apreensivos, mas nos unimos com a rede de contatos que temos e colocamos a mão na massa. A comunidade, os equipamentos e o comércio participaram ativamente para fazer acontecer um evento desse porte e houve uma integração e um fortalecimento de vínculos muito grande. Hoje percebemos que foi um grande ganho para a comunidade”, falaram Janice Silvério, assistente social, e Tamires Ferfoglia, educadora social da Casa Santana.

Uma das novidades da edição do Jardim Esmeraldina foi a atividade de pintura indígena. Comandada pela índia da Aldeia Rio Silveira Bertioga – da etnia Guarani Piá, Luciana Caetano, a Arami, a oficina fez sucesso com a criançada. “Quando me mudei para Campinas comecei a procurar por ações sociais e me deparei com o UrbaniZarte. Entrei em contato e fui conhecer porque me identifiquei com tudo isso. Hoje estou fazendo a pintura de rosto e de cabaça e passando um pouco da cultura indígena para o pessoal porque é preciso dar visibilidade ao indígena”, comentou.

O UrbaniZarte também teve intercâmbio cultural. Além das apresentações do território, o NC convidou a Associação Nazarena Assistencial (ANA) que saiu do DIC IV e trouxe um show de percussão. “Ficamos muito felizes com o convite porque é muito importante para as nossas crianças conhecerem outras realidades e territórios. Um evento desse só acrescenta no repertório cultural do grupo e é mais um momento de integração. São novas experiências e amizades construídas”, contou Miriâ Pereira de Lima, coordenadora da ANA.

Vitória de Faria, 13 anos, da ANA concorda com a coordenadora. “É muito legal sair do nosso bairro e poder mostrar nossa arte para outras pessoas. Gostei muito de ter sido convidada com o grupo e já estamos conhecendo o pessoal daqui e nos divertindo. É um dia diferente e muito bom!”, falou.

Dançando e se divertindo

A alegria do sábado foi contagiante. O pessoal não queria parar de dançar na aula de zumba, as crianças não paravam de brincar e todo mundo entrou no clima da amizade.  Foi um momento único para os moradores do bairro que participaram das atividades em família.

“Aqui não temos atividade para as famílias e chega no final de semana, as crianças ficam no celular em casa ou vão pra rua. A gente fica preocupada com isso. Mas hoje tivemos um dia especial. Todo mundo nesse clima gostoso, se divertindo e aproveitando cada momento. Podia ter isso todo mês”, disse a dona de casa Ana Paula Paes.

A enfermeira Tatiane Paula era uma das mais animadas. “Olha, me diverti demais. Essa integração entre o pessoal do bairro é muito boa. Esperamos a semana toda para estar aqui e posso afirmar que valeu a pena. O dia está maravilhoso”, garantiu.

“Realmente um dia desses de diversão é muito bom. Isso é uma novidade para nós e ver esse bairro movimentado, cheio de gente aqui no campo de futebol é ótimo para a comunidade. Moro aqui há anos e nunca vi nada parecido. Tem até gente dos bairros vizinhos participando e aproveitando. Tá tudo ótimo”, contou o aposentado Paulo Batista de Almeida.

Novas edições do projeto UrbaniZarte estão previstas para acontecer em 2020. Fiquem ligados e acompanhem nossas redes sociais com informações sobre a ação!

 

UrbaniZarte

O Urbanizarte, projeto do Programa Fortalecimento de Vínculos da Fundação FEAC, tem como objetivo incentivar a identidade e o pertencimento local e estimular a socialização e a convivência comunitária, contribuindo, assim, com o fortalecimento das redes locais dos territórios de Campinas para o pleno desenvolvimento humano.

Sobre o Programa Fortalecimento de Vínculos

Iniciativa da Fundação FEAC que investe na qualificação de ações integradas de cultura, esportes e cidadania com o objetivo de prevenir o agravamento da vulnerabilidade social e reforçar os vínculos familiares e sociais protetivos.

Saiba mais: https://www.feac.org.br/fortalecimentodevinculos/