Criado em 2020, o projeto Sintonizando na Transformação, realizado pelo Centro de Orientação ao Adolescente em Campinas (COMEC) em parceria com a Fundação FEAC, busca oferecer novas perspectivas de mundo a adolescentes e jovens que já cumpriram as medidas socioeducativas.

O projeto trabalha com oficinas de comunicação como produção de podcast, vídeo, entrevistas, música e escrita criativa. A ideia é incentivar o adolescente a ser dono de sua própria narrativa e estimular jovens que estão cumprindo a medida socioeducativa a se afastarem do universo infracional.

No início deste ano, os jovens do projeto foram convidados a participar do documentário Meio Aberto, produzido pela organização Visão Mundial em parceria com a Bonita Produções.

O envolvimento no trabalho e os aprendizados absorvidos no decorrer das gravações inspiraram os jovens a produzirem dois documentários autorais: Capadócia, feito pelo grupo Periferia contra o sistema: a favela tem voz, e Contrariando Expectativas, do grupo A voz da Visão. Assista!

Pietra Bastos