Ela tem seis anos. Cabelos compridos, olhos e sorrisos grandes. E adora fazer amigos! Essa garotinha muito especial é Clarice, protagonista do recém-lançado “As Aventuras de uma Criança Downadinha” (Zit Editora, 40 páginas), escrito pela pedagoga carioca Alessandra Almeida Maltarollo – mãe coruja assumida da Clarice que inspirou a história. As ilustrações são de Yolle Torres.
Como o título já sugere, Clarice tem Síndrome de Down e… é muito sapeca! Curiosa e aventureira, a garotinha conta que adora balançar enquanto sente o vento no rosto, que está aprendendo a escrever seu nome e a contar e que seu próximo desafio é aprender a andar na bicicleta que ganhou de aniversário.
Aulas de música, computador, inglês, natação, balé e capoeira estão na agenda dessa garotinha, que adora dançar, fazer estrela e mergulhar. E que, às vezes, como toda criança esperta, faz uma dessas coisas fora da hora, o que ocasionalmente lhe rende uns puxões de orelha… Nada que lhe tire do prumo.
Clarice conta que entre seus programas favoritos está passear na casa das avós e ir às festas de aniversários dos amigos, sempre depois de caprichar no visual. Também se diverte na creche, na praia, no parquinho e garante que já sabe se comportar muito bem no teatro, fingindo ser uma estátua!
Resumo da ópera: crianças com down podem fazer tudo o que sonharem, basta que lhe sejam dadas oportunidades.
Depois de se apresentar – e até confidenciar que às vezes sente ciúmes e briga com o irmão mais novo, o Léo, com quem está sempre se divertindo e aprendendo coisas – Clarice deixa um convite para o pequeno leitor: que escreva para ela contando o que gosta de fazer.
Fonte: Hoje em Dia