Evento traz telas dos participantes do Instituto e da artista plástica Verena Matzen, que ensinou suas técnicas a eles
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) recebe, a partir de 9/11/2016, uma exposição com obras de participantes do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), que atende pessoas com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down. O trabalho é inspirado na vida e obra de Verena Matzen, artista plástica argentina que utiliza cores claras e confortantes em seus trabalhos. O módulo do qual ela participou teve como objetivo exercitar a memória dos participantes e ajudá-los a conquistar mais autonomia para desenvolver a prática artística.“Todos estavam muito bem preparados. Fiquei emocionada com a visão das crianças, jovens e adultos que participaram deste módulo. Eles conseguem ver aspectos que muitas vezes não conseguimos enxergar. A sensibilidade é muito aguçada”, disse Verena.
A exposição faz parte do projeto “Resgatando Cultura”, do IOK, que edita livros sobre a arte brasileira com intuito de divulgar a diversidade cultural e artística do nosso país. O livro sobre Verena, “A Cerimônia do Encontro”, de Jacob Klintowitz, será lançado no dia 17 de novembro, também no MIS. Já participaram desse projeto artistas como Takashi Fukushima, Marcello Grassmann, Ivald Granato, Inos Corradin, Mário Gruber e Guto Lacaz, entre outros.
A previsão é de que, este ano, o IOK atenda cerca de 3.500 pessoas com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down, por meio da arte e do esporte. O resultado desses encontros de Verena com os participantes das oficinas poderá ser conferido até o dia 20 de novembro. Todas as obras (dos participantes e da Verena) estarão à venda, e parte da renda será destinada à manutenção do projeto, enquanto outra parte será direcionada ao(s) autor(es) das obras. A entrada é gratuita.
Exposição
Data: de 9 a 20 de novembro
Local: Museu da Imagem e do Som, na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Horário: de terças a sábados, das 12h às 20h e aos domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada gratuita
Lançamento do livro “A Cerimônia do Encontro”
Data: 17 de novembro
Local: Museu da Imagem e do Som, na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Horário: das 19 às 22h, com sessão de autógrafos
Entrada gratuita
Sobre o Instituto Olga Kos
www.institutoolgakos.org.br
O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins lucrativos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que atende cerca de 3.500 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, na cidade de São Paulo. Fundado em 2007, tem como missão abrir canais de comunicação pela arte e pelo esporte, e, por meio deles, promover a inclusão social e cultural destas pessoas. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestres em Karate-Do e Taekwondo, profissionais multimídia e pedagogos. As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento motor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comunicação e expressão dos participantes, por meio dos programas: “Pintou a Síndrome do Respeito” e “Resgatando Cultura”. Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna condições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.
Fonte: Assessoria de Imprensa