(Por Laura Gonçalves Sucena)
Com muita vontade de colocar a mão na massa, arquitetos, engenheiros, publicitários, aposentados e estudantes se uniram para participar da primeira ação do ano do projeto Mutirão Voluntário (MUVO), iniciativa do Programa Cidadania Ativa da Fundação FEAC. Na manhã do último sábado, 14 de abril, o grupo se reuniu na Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (SETA) – Guaraçaí para trabalhar na revitalização de horta e jardim da instituição.
Para dar início ao projeto, a Fundação FEAC contou com a dedicação da arquiteta Ana Paula Jannuzzi. “Entrei na plataforma Transforma Campinas e vi que estavam precisando de um profissional de arquitetura e abracei a ideia. Essas ações coletivas são transformadoras tanto para quem recebe quanto para quem doa tempo e talento”, falou.
O trabalho conjunto começou com o projeto arquitetônico e com a aquisição de mudas, terra, substrato e outros itens para a jardinagem. Divididos em grupos, os voluntários partiram para a limpeza do terreno, construção do canteiro e plantio das mudas. O terreno ganhou mudas de cenoura, tomate, alface, pimentão, salsinha, cebolinha e muito mais.
De acordo com o coordenador técnico do Centro de Convivência da instituição, Carlos Eduardo Lugli, a SETA tinha um projeto de educação ambiental, que trabalhava na perspectiva do fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, além de tratar de questões relacionadas à poluição e preservação do meio ambiente.
“Precisávamos de uma horta comunitária e com o MUVO estamos conseguindo dar andamento ao nosso projeto. Com essa transformação, vamos envolver os educadores e a comunidade para que todos se sintam parte dessa mudança. Queremos uma atuação coletiva que envolva a todos”, destacou o coordenador.
E não faltou disposição por parte dos 20 voluntários que participaram da atividade. “Acredito na ideia de somar e isso faz com que a comunidade veja que unidos podemos fazer a diferença. O dia de hoje cria o sentimento de pertencimento e isso pode ser a solução porque mostra que quem está por perto também pode cuidar”, falou o voluntário Rodrigo Capelato.
Desiré Mathias, estudante, também aprovou a atividade. “Mudamos o cenário e as crianças que estiveram aqui hoje perceberam isso. Elas presenciaram que existem pessoas que se importam. Acredito que a partir de agora os próprios pais vão acabar cuidando da instituição como um todo e, especialmente, da horta que também foi feita para eles”, pontuou.
Segundo a líder do Programa Cidadania Ativa da FEAC, Marcela Doni, o clima de cooperação marcou a primeira ação do ano. “Como em qualquer projeto voltado para uma transformação social, o esforço se converte em êxito somente quando a iniciativa conta com amplo envolvimento dos participantes. E foi isso que aconteceu! Todos os participantes são muito comprometidos e já sinalizaram que estarão juntos na próxima atividade do MUVO”, comentou.
Esquentando os tamborins
Para animar ainda mais o dia de mobilização, a SETA também recebeu a ação Esquenta Urbanizarte, que consiste numa mostra antecipada de atividades que serão realizadas pelo projeto Urbanizarte, iniciativa que faz parte do Programa Fortalecimento de Vínculos da Fundação FEAC. O primeiro Urbanizarte de 2018 acontece no próximo dia 19 de maio, das 14h às 17h, na Praça do Senna, no bairro Jardim Flamboyant.
“Tivemos a participação dos jovens do Instituto Padre Haroldo, que integram a Oficina de Comunicação e Audiovisual. Eles estiveram presentes para registrar a ação voluntária. O pessoal da capoeira e da oficina de grafite também marcou presença. Foi uma manhã que possibilitou diversas vivências, em diferentes atividades, e é apenas uma prévia do que acontecerá no dia do 19, quando queremos contar com a participação de toda a comunidade no 1º Urbanizarte de 2018”, falou a técnica de referência e responsável pelo projeto Urbanizarte, Aline Figueiredo.
Sobre o Programa Cidadania Ativa
O Programa Cidadania Ativa é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.
Sobre o Programa Fortalecimento de Vínculos
O Programa Fortalecimento de Vínculos é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na qualificação de ações integradas de cultura, esporte e cidadania com o objetivo de prevenir o agravamento da vulnerabilidade social e reforçar os vínculos familiares e sociais protetivos.
Mais informações: https://www.feac.org.br/cidadaniaativa