(Por Laura Gonçalves Sucena)

Vozes afinadas, crianças atentas e muita diversão. Assim é a oficina de Coral oferecida na ADRA – Núcleo Professora Cássia Rodrigues Lasca, localizada no bairro Bom Sucesso, região Sul de Campinas/SP, que utiliza a música como instrumento de fortalecimento de vínculos sociais e familiares.

Nos ensaios, 120 crianças de seis a 14 anos soltam a voz e acabam desenvolvendo outras habilidades, como a comunicação, a concentração, o respeito e a organização. Desta forma, os pequenos ainda brincam, se socializam e têm estimulados o protagonismo e a autonomia.

Para o educador social, Willian César Francisco, trabalhar com a música, principalmente em grupos, faz com que as crianças aprendam a se organizar e a se respeitar. “A vivência musical torna-se algo divertido e agradável e, através de diferentes habilidades, acabam estimulando a coordenação motora e a criatividade, abrindo portas para novas informações”, explicou.

A instituição acredita que a música atua no desenvolvimento da meninada e no fortalecimento de vínculos. “Acabamos, de certa forma, descobrindo talentos, mas o mais importante é viabilizar a inclusão dessas crianças no mundo musical, possibilitando o acesso à cultura com princípios e valores morais e o desenvolvimento do caráter e da personalidade”, falou o diretor da ADRA, Hélio Bochnie Júnior.

O coral também desenvolve a confiança. “Eles aprendem não somente a cantar respeitando as diferenças e limitações próprias e dos outros, mas também a utilizar o canto como um meio de comunicação.  Sentimos isso nas apresentações do coral, porque podemos observar o crescimento do grupo, a segurança adquirida”, garantiu a assistente social da instituição, Ivanilde Martins.

Entre um ensaio e outro, a criançada vai aprendendo novas músicas, notas e enfrentando seus medos e barreiras. “É a atividade que mais gosto, porque cantar é muito legal. A gente se apresenta para um monte de gente e todo mundo gosta”, falou Felipe Hoffman, de 10 anos. “A gente canta e fica alegre, antes da apresentação dá um frio na barriga, mas depois é uma delícia”, completou a pequena Laura Machado, de 9 anos.

Para Aline Figueiredo, técnica de referência da entidade, o coral é uma estratégia adotada para minimizar as vulnerabilidades e garantir a segurança e o convívio familiar. “É uma atividade que proporciona aos usuários ampliar trocas culturais e de vivências, com vistas ao desenvolvimento de novas habilidades individuais e sociais”, pontuou.

Apresentações

O Coral da ADRA já conhece bem os palcos. As crianças já participaram do projeto Coral Integrado da Fundação FEAC, com apresentações que reuniam cerca de 200 crianças, de diversas instituições parceiras, no Teatro Iguatemi. “Durante alguns anos fomos convidados a compor o coral da FEAC e a experiência foi incrível e muito enriquecedora. Todas as oportunidades são bem-vindas”, contou Ivanilde.

A instituição, que recebe apoio institucional através do Programa Fortalecimento de Vínculos da Fundação FEAC, também estimula a participação do coral na comunidade. “Nossa intenção é valorizar e estimular a cultura. Com isso, colocamos a criança como protagonista no seu bairro, na sua casa e na sua vida. Duas vezes por ano fazemos apresentações na comunidade. Esses eventos já são esperados e todos gostam muito”, enfatizou o coordenador da entidade, Renato Leria.

Como iniciativa socioeducativa, o coral vai se fortalecendo e ganhando cada vez mais confiança. O grupo aprende muito mais do que cantar: aprende a respeitar as diferenças e limitações e a utilizar o canto como uma ferramenta de integração e socialização.

Orquestra do bem

A ADRA também participou no ano passado da 1ª Rodada Social, iniciativa da Fundação FEAC que integra a carteira de projetos do Programa Cidadania Ativa. Em parceria com a Amcham Campinas, a Rodada tem como objetivo aproximar as Organizações da Sociedade Civil de empresas socialmente responsáveis.

Com o projeto “O pequeno músico e sua orquestra”, a instituição buscou – e ainda busca – uma parceria com a iniciativa privada para viabilizar a ação que pode proporcionar às crianças e adolescentes uma transformação social através da música. “Queremos formar uma orquestra e para isso precisamos da doação de instrumentos musicais, voluntários da música, regentes e instrutores dos instrumentos. Essa foi mais uma oportunidade oferecida pela FEAC que participamos e que foi enriquecedora”, contou Ivanilde.

Para o diretor da instituição, a música funciona como aliada do desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Por isso nosso projeto visa o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário através da música. Não é somente aprender um instrumento ou o canto, é desenvolver o fortalecimento para a vida em comunidade”, finalizou.

Sobre o Programa Fortalecimento de Vínculos

O Programa Fortalecimento de Vínculos é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na qualificação de ações integradas de cultura, esportes e cidadania com o objetivo de prevenir o agravamento da vulnerabilidade social e reforçar os vínculos familiares e sociais protetivos.

O Programa tem em sua carteira os projetos Arte e Cultura; Urbanizarte e parcerias de Apoio Institucional.

 

Saiba mais: www.adra.org.br