Um muro, várias latas de tintas, traços improvisados e um educador para a oficina de grafite. No último 22 de junho, o encontro dos jovens da Rede, do programa Juventude: uma política em construção, que conta com o apoio da Fundação FEAC, foi diferente. A atividade aconteceu na Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (SETA), localizada na Rua Amélia Bueno Camargo, 08 – Jardim Santana, Campinas/SP.
“O grafite possibilita a integração dos jovens. Eles interagem melhor uns com os outros e com o mundo”, destacou Márcio Roberto Machado, educador de grafite que está na SETA há sete anos. Segundo o Márcio, por causa dos desenhos geométricos, formas angulares e estruturas os adolescentes começam a se interessar pelas aulas de matemática e desenho e passam a se interessar mais pela escola.
Esta oficina faz parte de um planejamento realizado pelos próprios jovens da Rede de Juventudes. A cada três meses eles têm uma atividade diferente, escolhida por eles, sempre voltada à cultura ou ao esporte. Os encontros são preparados por eles mesmos, que buscam parceiros, e com isso agregam novos integrantes na Rede. Um exemplo disso, foi a oficina de dança que trouxe para o Rede os jovens dançarinos do grupo Firce Dance.
“Só nos últimos dois meses houve um aumento de 30% de jovens nas reuniões”, contou Lucilene Gomes, assessora técnica do Departamento de Assistência Social da Fundação FEAC, à frente do programa. Esperamos, hoje, conquistar os jovens da SETA para fazerem parte das nossas reuniões”, concluiu a assessora.
Em julho as ações serão realizadas em espaços culturais públicos de Campinas com atividades de danças urbanas e roda de conversas que acontecem dia 6 na Concha Acústica do Taquaral; no dia 13 nos quiosques da Pedreira do Chapadão; no dia 20 no Parque Ecológico e no 27 no Ponto de Cultura Fazenda Roseira. Estes encontros são abertos a organizações, órgãos e a todos os jovens do município.
Sobre o programa
O Juventude: Uma política em construção, programa que conta com o apoio da Fundação FEAC, tem como objetivo compor e apoiar estratégias para a efetivação das políticas públicas em construção e para melhoria das existentes, voltada aos jovens no município de Campinas – SP
O programa é composto de um Grupo de Trabalho Interinstitucional e Intersetorial (GTI) que tem o papel central de legitimar e articular ações com representantes de organizações não governamentais e governamentais, refletindo e fomentando a construção das políticas públicas para juventude.
Ele também conta com outras frentes importantes para seu desenvolvimento:
Rede de Juventudes – Espaço de articulação da juventude na busca de fortalecer seu papel político no controle social e fomentação de políticas públicas;
Levantamento de dados (observatório) – Dados sobre juventude em Campinas;
Projeto Piloto – Assessoramento técnico para as organizações que compõe o GTI colocarem em prática as discussões realizadas no coletivo. Originou-se da necessidade de aprofundar os estudos e reflexões sobre as políticas de juventude no município de Campinas a partir da realização de workshops promovido pela Fundação FEAC em 2013.
Desde 2015, a Rede de Juventudes vem realizando encontros semanais sempre ás quartas-feiras nas salas da Estação Cultura e sabe-se o quanto esse espaço vem se constituindo como um local de referência para as juventudes de Campinas.
https://juventudecampinas.wordpress.com/
GALERIA DE FOTOS: