O Brasil é o quarto país com mais voluntários on-line cadastrados na Organização das Nações Unidas (ONU). Com o índice positivo, a ONU decidiu lançar no Brasil o novo serviço de voluntariado. O anúncio foi feito no último 17 de julho, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.
Segundo a entidade, o Brasil sempre foi muito sensível à importância do trabalho voluntário e à cooperação dentro do Hemisfério Sul. Sobre o novo programa, a ONU afirma que “o voluntariado on-line é uma força global de mudança. O evento de lançamento será uma oportunidade de descobrir como as organizações e os voluntários podem se unir para enfrentar, eficazmente, os desafios para o desenvolvimento sustentável em qualquer lugar do mundo.”
Além de apresentar o website redesenhado, a Nações Unidas para o Voluntariado (UNV) lançará dois serviços adicionais: a consulta “1-click”, que vai permitir às organizações o acesso a meio milhão de pessoas capazes de proporcionar dados em tempo real para os próprios projetos e a solução de voluntariado on-line para funcionários de empresas globais.
O programa da UNV contribui para a paz e o desenvolvimento através do voluntariado em todo o mundo. A entidade trabalha com parceiros para integrar voluntários das Nações Unidas qualificados e motivados em programas de desenvolvimento e para promover o valor e reconhecimento global do voluntariado.
O UNV está em aproximadamente 130 países todos os anos. O programa de UNV é administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e reporta ao Conselho Executivo do PNUD. UNV foi criado pela Assembléia Geral da ONU em 1970 e atua no Brasil desde 1998.
Fonte: Metrópoles