(Por Laura Gonçalves Sucena)

O programa Primeira Infância em Foco (PIF), da Fundação FEAC, ganha mais um aliado na promoção e garantia de direitos e atenção à primeira infância. Por meio de uma parceria com o Instituto Arcor Brasil, a partir desde ano, cinco novas instituições de educação infantil passam a fazer parte do projeto Novo Olhar para o Desenvolvimento Infantil. 

Para celebrar essa nova conquista, representantes da Fundação FEAC, Instituto Arcor Brasil e das Instituições CEI Nave Mãe Dom Edward Robinson de Barros Cavalcante; Centro Educacional Coração de Maria (CECOM); Fundação Irmã Ruth de Maria Camargo Sampaio (Firmacasa); Abrace Solidário; e Centro Educacional Irmã Maria Ângela reuniram-se para a assinatura do convênio de parceria.

Na ocasião, o superintendente socioeducativo da FEAC, Leandro Pinheiro, ressaltou a importância para a criança ter a oportunidade de estar em ambientes que promovam interações que propiciem vínculos saudáveis, proteção e estímulos qualificados. “O que nos une aqui é nossa intenção para que possamos garantir às crianças a melhor primeira infância possível, e que isso crie os pilares que elas irão usufruir para o resto da vida, tanto na vida escolar quanto na vida em sociedade”, falou.

Milena Porreli Drigo Azal, coordenadora de programas do Instituto Arcor Brasil, explicou que é preciso manter o envolvimento com as comunidades e seus equipamentos. “Temos que ir a campo e conhecer as escolas, as famílias, e buscar juntos fazer a diferença na vida das crianças. Não é possível ver uma criança fora de uma escola hoje em dia, por isso, precisamos atuar em áreas de vulnerabilidade e utilizar os recursos nesses locais. É uma questão de potencializar os recursos e é isso que estamos realizando em conjunto com a FEAC”, garantiu.

Novo Olhar

O projeto  tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento infantil para que todas as crianças se desenvolvam adequadamente, de acordo com sua faixa etária, considerando eventuais peculiaridades e limites. O Novo Olhar  reconhece que cada criança é única e que há processos contínuos, intencionais e integrados que podem contribuir com o desenvolvimento de cada uma.

Dessa forma, as instituições de educação infantil são orientadas para que, por meio de uma observação fundamentada, possam atuar de maneira individualizada e em parceria com as famílias, reconhecendo pontos fortes ou abordando fatores de risco que impedem o pleno desenvolvimento da criança.

Para documentar todos os aspectos que fazem parte do processo de mudança pela qual as crianças passam, as profissionais da educação infantil utilizam fichas que contêm os marcos objetivos de desenvolvimento, por isso é fundamental que os educadores que atuam com essas crianças tenham compreensão e entendimento sobre o desenvolvimento infantil.

A Fundação FEAC já atua com o Novo Olhar em 24 instituições de Educação Infantil de Campinas e agora, em conjunto com o Instituto Arcor Brasil, passa a agregar outras cinco unidades. O objetivo é que nessas instituições 1623 crianças sejam monitoradas até o final de 2021.

“A oportunidade de ampliar o projeto é um passo significativo para vencermos o desafio de garantir que todas as crianças tenham o seu pleno desenvolvimento nos aspectos cognitivo, emocional, físico e social. A equipe técnica do Novo Olhar em conjunto com a equipe das novas organizações aderentes ao projeto, por meio de um olhar atento às necessidades das crianças, atuarão na superação de barreiras, principalmente atitudinais que podem comprometer o desenvolvimento das crianças que necessitam de uma atenção diferenciada” , contou Claudia Chebabi, líder do Programa Primeira Infância em Foco.

Próximos passos

De acordo com Teresinha Klain, analista de projetos da Fundação FEAC e Instituto Arcor, é hora de começarmos a colocar em prática o nosso cronograma de ações, partindo do planejamento conjunto, feito com a equipe gestora de cada uma das instituições, levando em conta a realidade de cada território, sempre com muito respeito aos valores e projetos pedagógicos construídos por elas.

“O Novo Olhar é uma ação coletiva em prol do desenvolvimento infantil, que contempla um constante e cuidadoso alinhamento entre a escola, a preparação adequada de seus colaboradores, a orientação pontual às famílias e a estreita parceria com as redes de proteção e cuidados, visando sempre a prioridade na criança e em seu direito ao pleno desenvolvimento”, pontuou Teresinha.

Para Maria Lilia Craveiro, orientadora pedagógica da Nave Mãe, a expectativa com o projeto é mostrar que é possível oferecer uma educação pública de qualidade. “Desejamos ser referência em Campinas, já que somos a primeira Nave Mãe a  abraçar esse projeto. Queremos que isso se espalhe para outras escolas do município e desta forma mostraremos que a educação pública é uma educação de qualidade e, assim, acabar com o estigma de que não é possível fazer bem feito, fazer diferente”, enfatizou. 

Vera Lígia Perez, diretora educacional do Cecom, acredita que a parceria irá  agregar conhecimento ao trabalho que vem sendo realizado. “Atuamos num local de alta vulnerabilidade e, por isso já temos um olhar diferenciado. Mas agora vamos qualificar ainda mais essas ações e esse olhar. Sempre há o que aprender para que possamos oferecer mais a nossas crianças e é isso que estamos esperando”, finalizou.

Primeira Infância em Foco

O projeto Novo Olhar faz parte do programa Primeira Infância em Foco, iniciativa da Fundação FEAC que investe em esforços para promover o desenvolvimento da primeira infância com objetivo de assegurar que todas as crianças tenham desenvolvimento adequado à sua faixa etária.

Saiba mais: https://www.feac.org.br/primeirainfanciaemfoco/