(Por Laura Gonçalves Sucena)
Profissionais e voluntários de Organizações da Sociedade Civil (OSC) já contam com um canal de informações e conteúdos que auxiliam as instituições nesse período desafiador de pandemia da Covid-19. O Portal do Impacto: Coronavírus, lançado pela Phomenta, startup de Educação de Gestão e Inovação para ONGs de Campinas, em parceria com a Fundação FEAC e outros institutos, empresas e parceiros é um canal online e gratuito de compartilhamento de informações e boas práticas, com foco nas OSC.
Surgido num momento de crise, o portal, com apenas um mês de funcionamento, já recebeu mais de 10 mil acessos; 7 mil visualizações no canal do Youtube; 2 mil pessoas cadastradas; e 57 materiais publicados em diversos formatos, como artigos, editais, tutoriais, webinar e outros. Agora já está funcionando num novo formato mais interativo e funcional e irá contar também com podcast.
Para Nathália Garcia, líder do programa Qualificação da Gestão de OSC da Fundação FEAC, o portal do Impacto está sendo uma ferramenta importante para as instituições. “Sentimos a necessidade de auxiliar as OSC nesse momento e pensamos em diversas possibilidades. Conversamos com a Phomenta, que já é nossa parceira em alguns projetos, e eles nos apresentaram um portal com informações confiáveis e relevantes, para que as OSC possam ter um pouco mais de tranquilidade e segurança na gestão dessa crise”, afirmou.
Izadora Mattiello, cofundadora e CEO da Phomenta, explica que o Portal já nasceu com ótimas parcerias. “A Fundação FEAC abrange uma rede de instituições parceiras muito grande e isso foi fundamental. Também estamos com outros apoios, como o Itaú Social, que irá levar essas informações para outras instituições e acreditamos que o portal, que nasceu como um projeto piloto, veio para ficar”, contou.
Participando e interagindo
Com diversos temas pertinentes às OSC, o portal traz informações sobre Comunicação e Redes Sociais; Gestão de Pessoas; Saúde Mental; Gestão Financeira; Jurídico; Atendimento ao Usuário; Gestão de Rotinas de Trabalho; e Parcerias e redes.
Para José Milani, voluntário de duas OSC de Campinas, o formato do portal é muito bom, de fácil navegação e com conteúdo abrangente. “Percebe-se que há uma constante preocupação na formação em gestão financeira, gestão de pessoas, comunicação digital e até pesquisas sobre a saúde dos colaboradores e voluntários das OSCs. A atualidade dos assuntos nesta época da pandemia, permite saber como fazer lives para divulgar as informações, assuntos jurídicos e outros assuntos”, falou.
Milani explica que desde 2018, quando participou de um treinamento de gestão de OSC na FEAC, procura se aperfeiçoar nas disciplinas de gestão no terceiro setor. “Dessa forma acabei conhecendo os treinamentos da Phomenta. Nessa época, diariamente visito o portal do impacto para saber notícias em destaque, novidades e novos treinamentos. Já assisti diversos cursos e webinars e a comunicação com o público para captação de recursos tem me empolgado mais, já que a grande maioria das OSC conta com poucas fontes de recursos. O último webinar que assisti foi com Marcelo Taz que em quase duas horas de informação, trouxe muitas respostas e relato da experiência”, completou.
Wildes Assis, psicóloga do Centro Cultural Louis Braille de Campinas também aprovou o portal. “Entrei no portal diversas vezes e participei de várias lives. Ele veio prestar um serviço maravilhoso a todas OSC, favorecendo a compreensão da realidade frente aos desafios que esta pandemia nos trouxe. Foram diversos temas relacionados à comunicação, aspectos psicológicos, jurídicos, impacto social, resiliência, processo de aceleração, entre outros”, falou.
“Também tive a oportunidade de participar de uma roda de conversa virtual com diversas OSC na qual pudemos partilhar as nossas dificuldades frente à pandemia da Covid-19, o distanciamento social e a novidade do trabalho home office, que nos trouxe o desafio de transformar a nossa casa em escritório tendo que dar conta das atividades pessoais e profissionais. Também gostei de todas as lives, e de diversas matérias, pois trouxe informações que vieram somar com as nossas experiências do cotidiano e sem dúvida vai impactar em nossa forma de ver o mundo em nossas relações profissionais com os colegas de trabalho, com as pessoas que assistimos, seus familiares e a comunidade ao redor da OSC”, comentou Wildes.
A gerente de mobilização de recursos e comunicação do CPTI, Fabíola Cavalcante acredita que o portal nasceu em um momento muito propício para as organizações, como uma ferramenta digital que permite troca de experiência, acesso a conhecimentos e compartilhamento de práticas.
“Participei de atividades promovidas pela Phomenta, li algumas matérias e assisti outros vídeos que estão no Portal e todos de muita relevância. Nesse momento de pandemia tivemos que nos adaptar à realidade e repensar as nossas práticas. E olhando pelo lado positivo, isso nos provoca e nos move no sentido de estarmos sempre nos reinventando e melhorando as práticas diárias”, contou.
Para a gerente, o webinar com o Marcelo Tas foi repleto de mensagens importantes. “Destaco a fala do Tas sobre empatia, de entender a história da pessoa, de se preparar e estudar o outro com quem você está falando, de conseguir passar a mensagem e dizer com muita clareza o que o voluntário pode fazer pela sua organização ou dizer qual a sua necessidade naquele momento e não esquecer que ela deve estar alinhada ao propósito daquela causa. Destaco ainda a fala sobre discernimento, da escolha do que é mais importante no uso do tempo, da generosidade e atitude de oferecer o seu tempo para uma organização social, do aprendizado que se leva para vida e da oportunidade de se conhecer, de ser uma pessoa melhor e melhorar o nosso país, a partir da experiência do voluntariado. E do quanto é transformadora o papel do voluntário ao longo da vivência dentro organização e no terceiro setor. Pode parecer mensagens simples, mas são de uma tamanha profundidade, que nos faz refletir e repensar a prática. Mensagens essas muito pertinentes para o momento que estamos vivendo de grandes mudanças, que na minha opinião, vieram para ficar e transformar o jeito de estarmos no mundo”, finalizou Fabíola.
Conteúdos
Para Nathália Garcia, os conteúdos disponíveis no portal são atuais e necessários para as OSC. “Conseguimos reunir ferramentas e informações em diversos formatos que atendem às necessidades das OSC neste momento e que servirão para o futuro. Webinars, artigos, entrevistas e vídeos trazem conteúdos essenciais válidos para todos os momentos, visando a boa gestão e implementação de boas práticas. Todos os materiais ficam disponíveis para acesso gratuito para que a OSC possa compartilhar com os profissionais e utilizar quando necessário. O Portal do Impacto virou uma referência!”, afirmou.
No tema Comunicação e Redes Sociais, o portal oferece assuntos como a utilização do Linkedin para criar conexões, o que as redes sociais fazem para coibir fake News, como o marketing digital pode impulsionar transformações sociais e muito mais.
A temática Gestão de Pessoas aborda assuntos sobre a gestão da OSC, liderança em tempos de crise e a solução de problemas por meio da tecnologia. Na área sobre Saúde Mental as temáticas são ligadas ao cuidado, saúde mental em tempos de pandemia, suporte afetivo e emocional e muito mais.
Já na área de Gestão Financeira; Jurídico; e Gestão de Rotinas de Trabalho os assuntos são ligados a iniciativas de controle e combate ao impacto do coronavírus nas OSC, adaptação às mudanças, financiamento de projetos e doações online em tempos de crise.
Sobre o Atendimento ao Usuário; e Parcerias e redes, aborda-se as iniciativas que estão em andamento em diversas instituições, as responsabilidades das organizações na pandemia e gestão de relacionamento e criação de redes.
Todo o conteúdo pode ser acessado no site https://www.portaldoimpacto.com/
Qualificação da Gestão das OSC
O Programa Qualificação da Gestão, que apoia o Portal do Impacto, é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe para que organizações da sociedade civil adotem boas práticas com objetivo de operarem de forma autônoma, com processos de gestão eficientes, conformidade, regularidade e, principalmente, impacto social significativo.
Informações:
https://www.feac.org.br/qualificacaodagestao/ e https://www.portaldoimpacto.com/