Queimada, ovo choco, bola de gude…estas e outras brincadeiras fizeram parte da segunda formação realizada no último 16 de julho, primeira etapa do projeto “Quando Tudo Começa” voltada às famílias das crianças da Creche do Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo (SPES), promovido pelo programa Educação: Conquista Coletiva (ECC) da Fundação FEAC.
“Nesse encontro, resgatou-se a importância da brincadeira na formação do ser humano. Foi emocionante observar os adultos representarem, por meio de movimentos corporais, brincadeiras que fizeram parte de suas infâncias. Essa experiência, com certeza, contribuiu para que os pais pudessem refletir sobre a importância de se manter vivo o espírito lúdico na vida adulta, para que o brincar esteja sempre presente na relação adulto-criança”, enalteceu a Adriana Aparecida Nunes da Silva, assessora técnica do ECC.
A proposta da assistente social e mestre em serviço social e psicodrama, Elizabeth Conceição Rossin com essa vivência foi mostrar a importância do envolvimento dos familiares no cuidado dos filhos com uma interação realizada por meio de brincadeiras resgatadas da infância dos pais, à revelia das atuais que são mais tecnológicas e individualizadas. Outro ponto trabalhado foi a otimização do tempo que a família tem para estar presencialmente com as crianças.
“Este ciclo de formação para a família foi um trabalho de aproximação de vínculos dos pais com a Creche e isso nos mostrou que eles estão dispostos a se envolverem nas questões que dialogam sobre a formação dos filhos dos cuidados educacionais e também como seres sociais”, relatou Elizabeth.
Para Paola Cristine de Souza Carvalho, mãe da pequena Lara, essa proximidade no ambiente onde a filha passa a maior parte do tempo e com as pessoas que cuidam dela foi muito expressivo. “Uma experiência gratificante que nos fez enxergar o quanto a nossa participação é imprescindível nessa fase da vida dos nossos filhos”, destacou.
Receber os familiares na Creche em atividades como esta faz com que eles conheçam melhor o trabalho que é realizado com os seus filhos. “Eles passam a enxergar com outros olhos também o brincar, e entendem que esse envolvimento é tanto gratificante quanto necessário para um crescimento saudável das suas crianças”, contextualizou a diretora da creche”, Tânia Barreto.
Este Projeto, que segue com formações até o mês de dezembro, visa a aproximação e acolhimento das famílias no contexto de trabalho da creche; a construção de espaços socioeducativos com convivências e debates acerca dos cuidados e educação na primeira infância; a reprodução de situações concretas do cotidiano que envolve as relações entre as crianças suas famílias e os educadores; provocar o diálogo sobre os diferentes papéis sociais desempenhados pelas famílias e educadores; e ainda promover a discussão de alguns elementos que compõem as etapas do desenvolvimento infantil para melhor compreender as intervenções do dia a dia.
Informações: (19) 3794.3556