Ingrid Vogl
“Na nossa educação, a nota 10 vale mais que a de 100”. A frase de um vídeo em que os MCs pela Educação são apresentados, representa qual é a batida do grupo: promover a ostentação da educação por meio do rap e do funk para jovens das periferias.
O grupo MCs pela Educação é um projeto que faz parte do Instituto Gerando Falcões e desde sua criação, há três anos, já alcançou mais de 300 mil jovens em todo o país. A partir do funk ostentação, onde os MCs falam sobre ter e exibir bens de consumo caros, o grupo teve uma sacada inovadora e criativa ao usar o ritmo para passar a mensagem de que boas notas, comportamento exemplar, presença na escola e força de vontade faz com que o jovem se destaque e se torne um protagonista de sua própria vida.
MC Lemaestro; MC Tuxa e MC Vini formam atualmente o grupo que, de apresentação em apresentação, conta um pouco de suas marcantes e difíceis trajetórias e canta suas composições ritmadas e de fácil memorização.
Alex dos Santos, 29 anos, o Lemaestro é o criador e comandante dos MCs pela Educação. Ele cresceu em um bairro da periferia de Poá/SP. Com seis anos, presenciava o pai alcoolizado brigando com sua mãe e o cotidiano dos tios assaltantes e traficantes de drogas. Com 11 anos, Lemaestro se interessou pelo skate e quis seguir carreira profissional com a modalidade, chegando a competir profissionalmente com 13 anos. Mas aos 16 anos, entrou para o mundo das drogas, porque queria ser como os outros jovens de sua turma. Durante oito anos foi dependente químico.
Um novo início
Foi durante sua recuperação, em uma clínica de reabilitação, que Lemaestro teve seu primeiro contato com a música. “Eu não me considerava um bom cantor, mas me enganaram dizendo que eu cantava bem e fui incentivado a seguir carreira”, brincou, lembrando do início de sua trajetória como MC. Foi a partir daí que o jovem começou um trabalho unindo o skate e o rap.
A primeira composição falava sobre a experiência no mundo das drogas e sua superação, e a partir daí, iniciou sua trajetória de protagonismo social. “Minha vida mudou a partir do momento em que entendi que eu poderia ser o protagonista de minha própria vida”, disse Lemaestro que escolheu seu nome artístico na rua quando, por falta de dinheiro, compôs suas próprias batidas e se viu maestro de seu próprio trabalho.
A parceria com o Instituto Gerando Falcões começou quando Lemaestro e Eduardo Lyra, o criador do Instituto, se conheceram. Edu, como é conhecido, fazia palestras em escolas da periferia paulista e Lemaestro cantava suas composições. “Fiz um rap sobre o Edu e o lançamento do livro dele (Gerando Falcões). Ele fazia as palestras e eu cantava. Os jovens aceitavam muito bem, porque as músicas falam a língua deles, e a partir daí veio a ideia de criar os MCs pela Educação. Quando o Edu deu a ideia do nome do grupo, tive dúvidas se seria bem aceito e se daria certo, mas no fim, marcamos um gol. Ele teve um papel importante de nos capacitar”, contou Lemaestro.
A partir daí, os MCs pela Educação só cresceram e três anos depois, o grupo já alcançou 300 mil jovens com suas mensagens e lançou o CD “Consciência e Atitude”. Hoje, Lemaestro faz suas próprias palestras, conta sua história de superação e junto com seu grupo, faz pelo menos três shows semanais em escolas, presídios, unidades da Fundação Casa e outras instituições, além de ter parcerias com grandes empresas como a Globo e a Ambev. Os shows duram cerca de 1h e entre 30 composições próprias, cerca de dez são apresentadas.
“O jovem tem muita necessidade de ser visto, ser respeitado, e a música que criamos faz esse papel. Levamos essa linguagem de que é possível virar o jogo. Eles se sentem inspirados e se conscientizam de que têm uma chance por meio da educação”, definiu Lemaestro, que também é diretor de cultura do Instituto Gerando Falcões, e já foi eleito pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que têm potencial de mudar o mundo. Pela revista Veja, também foi eleito Paulistano Nota 10.
Resultado Imediato
A facilidade de falar com os jovens e a rápida identificação são estratégias que dão resultados imediatos. “Quando nos apresentamos temos respostas muito positivas. Ficamos sabendo de muitos relatos de alunos que começam a mudar o comportamento, a usar para o bem o que até então era usado para o mal. Isso melhora o convívio desses jovens e a qualidade de vida de todos ao seu redor, deixa de existir um problema naquele meio e o impacto na sociedade é direto”, analisou.
Mudar mentalidades não é tarefa fácil, mas Lemaestro e seu grupo são exemplos de que é possível virar o jogo e acreditam no poder transformador de seu trabalho. “O protagonismo mudou minha vida e me tornou um líder que eu não imaginava que seria. E descobrir o que se tem de melhor, acreditar e investir nisso passando por cima de todos os nãos que virão, é o caminho para se tornar um protagonista”, disse o músico, que já está gravando o primeiro CD solo “Escolhas mudam histórias”, nome inspirador como sua trajetória e seu trabalho.
Academia Educar
Em Campinas, a Fundação Educar DPaschoal atua desde 1989 com o objetivo de desenvolver a educação para a cidadania como estratégia de transformação social. Com foco no protagonismo juvenil e na leitura, a Fundação atua em dois principais programas: O Educar para Ler e o Educar para o Protagonismo.
Dentro do Educar para o Protagonismo, o projeto Academia Educar desenvolve a liderança e a cidadania em adolescentes de 13 a 16 anos, alunos de escolas públicas parceiras. A proposta é oferecer oportunidades para que os jovens descubram seu potencial e tornem-se capazes de transformar a sua realidade.
“No início, o projeto nasceu com atividades direcionadas ao reforço escolar, mas com o passar dos anos, provocados pelo professor Antonio Carlos Gomes da Costa, fomos convidados a pensar no protagonismo juvenil, que entende o jovem como agente de transformação e capaz de resolver problemas da vida real. Também fomos inspirados pelo professor José Pacheco, da Escola da Ponte em Portugal, o escritor Rubem Alves e os 4 Pilares da Educação da Unesco preconizados por Jacques Delors (Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Viver com os Outros e Aprender a Ser)”, explicou Cristiane Stefanelli, coordenadora de projetos da Educar.
Desenvolvida em parceria com as Diretorias de Ensino Campinas Leste e Oeste, além da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, a Academia Educar atua hoje com 20 escolas públicas e 100 adolescentes, que durante nove meses participam de oficinas e projetos-desafios, que são facilitados por dez monitores juvenis – jovens que participaram do projeto no ano anterior e multiplicam o aprendizado. O projeto ainda contribui para a formação de professores, compartilhando e trocando experiências sobre o protagonismo juvenil.
As oficinas acontecem duas vezes na semana, cada dia com um tema diferente e com o planejamento feito junto com os monitores, pensando sempre em proporcionar o espaço para os jovens construírem o próprio repertório, o projeto de vida e desenvolverem as habilidades socioemocionais.
Além das oficinas, os participantes constroem projetos durante o ano, como o Oásis Educar; Multiplicação; Curta na Educar; Projeto na Escola; Espetáculo; Conhecendo o Mundo, Catavento de Letras e Números, além de Estação Vivência. Pelo menos três mil jovens já passaram pela Academia Educar, e para replicar ainda mais este trabalho a Fundação está lançando o livro Academia Educar da inspiração à prática.
Prêmio
O protagonismo juvenil também é tema do Prêmio Atitude Educação, iniciativa da Fundação FEAC, por meio do Compromisso Campinas pela Educação, que tem inscrições abertas até o dia 30 de setembro .
Com o tema “Alunos protagonistas. Que diferença vocês fazem?”, o objetivo do prêmio é valorizar e evidenciar o protagonismo jovem nas escolas públicas de Campinas. Serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios para os projetos de alunos protagonistas em cerimônia a ser realizada durante a 7ª Semana da Educação de Campinas, que acontecerá de 24 a 28 de outubro.
Saiba mais sobre o Gerando Falcões e os MCs pela Educação: http://gerandofalcoes.com/
Saiba mais sobre a Fundação Educar DPaschoal: http://www.educardpaschoal.org.br/index.php
Saiba mais sobre o Prêmio Atitude Educação: http://atitudeeducacao.feac.org.br/