Júlia vestiu a camisa e engajou pai e mãe na campanha de divulgação da 9ª Semana da Educação de Campinas
(Por Ingrid Vogl)
Você já teve a experiência de vestir a camisa de alguma causa e multiplicar esse engajamento para outras pessoas? Pois a Júlia Amaro, 23 anos, fez literalmente isso. Ela participou junto com um grupo de voluntários da Campanha Mobilização pela Educação, que tem como slogan “Conectar educação, superar desafios”, com início no primeiro semestre de 2018 e seu ápice com a 9ª Semana da Educação de Campinas, que acontece de 22 a 29 de setembro.
A participação da Júlia na campanha promovida pelo Programa Educação da Fundação FEAC se deu porque ela compôs o elenco que contribuiu com a produção das peças publicitárias que hoje estão sendo divulgadas em mídias e painéis digitais, outdoors, publicações impressas e outras. Ela foi uma das personagens fotografadas e ficou tão envolvida e impactada pela experiência que, por conta própria, se engajou: criou uma camiseta que usa por todos os lugares onde circula, cola cartazes no Centro de Educação Especial Síndrome de Down (CEESD) onde faz cursos e oficinas; no clube e outros locais que frequenta e tem na ponta da língua as informações da Semana da Educação que reúne 26 atividades gratuitas e abertas ao público em vários locais da cidade (confira a programação completa https://www.semanadaeducacao.org.br/).
Em poucas palavras, ela disse que resolveu divulgar a campanha por conta própria porque acha importante que as pessoas debatam sobre educação. Para Júlia que fez fotos, conheceu pessoas e se engajou na causa da educação, foi uma linda experiência.
De quebra, ela também mobilizou toda a família, que divulga a Semana da Educação até mesmo quando está trabalhando. Segundo o pai, o radialista Rony Vianna, a Júlia se entregou de corpo e alma no desafio de fazer parte da campanha e agora, na divulgação da programação da Semana. “Dentro da capacidade cognitiva dela, ela entendeu que a campanha começou com a produção das peças publicitárias e que acontece até o fim dos eventos, e por onde ela passa, todos já sabem da Semana da Educação”, disse.
Rony explicou que essa é uma característica das pessoas com Síndrome de Down: quando acontece algo novo, em que se identificam, elas se entregam com vontade e dedicação, como é o caso da Júlia com essa campanha. “O foco dela nesse momento é respirar a Semana da Educação até o dia 29 de setembro”, revelou.
Um pouco envergonhada, mas muito empolgada, Júlia contou que logo que recebeu o convite para participar da campanha se preparou e adorou a experiência da sessão de fotos. Com um gosto pelas artes e feliz com a exposição que a está deixando famosa, além da divulgação diária que faz, ela planeja participar das palestras. Em especial, ela quer marcar presença na oficina de preparação para o mercado de trabalho, que acontece no campus São José da Unisal no dia 25 de setembro, às 14h, e também na oficina de contação de histórias que será realizada no dia 28 de setembro, às 14h, na FEAC. As duas escolhas de Júlia têm a ver com o que ela planeja trabalhar: na área do comércio, com literatura ou na área cultural.
Engajamento tamanho família
Para os pais de Júlia, a experiência de participar e se engajar na Semana da Educação tem sido de alegria e aprendizados. “Já conhecemos a história e a missão da FEAC, e quando vimos que a mensagem que se pretendia passar na campanha envolvia a participação de uma garota com Síndrome de Down, demonstrando que a educação se conecta inclusive com a diversidade e a inclusão, isso nos interessou e fez com que nos mobilizássemos por essa causa. A partir daí fizemos vídeos, divulgamos a programação em nossas redes sociais para passar a mensagem de que as palestras são importantes e esse engajamento deve começar na base familiar”, disse Rony.
A mãe e também radialista, Sonia Amaro, falou sobre a experiência da participação na campanha e chamou a atenção para uma questão essencial: a participação da família na educação dos filhos. “Foi muito legal, especialmente pela ideia de conscientizar sobre a inclusão e diversidade, aliada a essa questão de que a educação se conecta com tudo. A campanha ficou diversa e muito bem amarrada. Além disso, sempre pensamos que a questão da educação deve partir da base familiar, que inclusive dá alicerce para as próximas fases da educação formal e por isso apoiamos e nos engajamos junto com a Júlia nessa causa da educação”, explicou compartilhando da mesma opinião do marido.
A equipe de profissionais da FEAC responsável por organizar a Semana da Educação ficou encantada com a mobilização de Júlia e sua família. “Quando vi o esforço da Júlia fiquei feliz e emocionada, porque esse é o objetivo da Semana: conseguir energizar as pessoas a estarem conosco, para que elas participem e entendam que a Semana também é delas. Foi um privilégio para gente ver essa família se engajar dessa forma e esperamos que toda a sociedade se engaje e esteja junto discutindo, e que a gente consiga ter esse incômodo em relação a educação e comece a agir a partir disso”, afirmou Thaís Speranza Righetto, supervisora do Departamento de Educação da FEAC e responsável pelo projeto Semana da Educação.
Campanha
A Campanha Mobilização pela Educação é uma iniciativa da Fundação FEAC, por meio do Programa Educação, que convida a sociedade a se mobilizar por uma educação cada vez melhor. Além disso, pretende ampliar o entendimento sobre o tema e evidenciar que o desenvolvimento de um país e a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e igualitária estão diretamente ligados aos investimentos na educação.
Semana da Educação
Com 26 atividades gratuitas entre palestras, oficinas, exposições, mesas redondas, apresentações culturais e outras, a 9ª Semana da Educação de Campinas acontece de 22 a 29 de setembro em vários pontos da cidade. O tema da edição 2018 do calendário de eventos é “Conectar educação, superar desafios”, pensando nas múltiplas conexões que a educação faz com áreas como economia, saúde, segurança e cidadania, contribuindo para a transformação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
A Semana da Educação é um projeto do Programa Educação da Fundação FEAC. A iniciativa pretende mobilizar a sociedade para o debate sobre os diversos temas da educação energizá-la em prol de uma educação pública cada vez melhor.
A edição 2018 da Semana da Educação tem patrocínios da Fundação Educar DPaschoal e Iguatemi Campinas.
Confira a programação completa: https://www.feac.org.br/semanaeducacao2018/