Entre os dias 20 e 23 de março de 2023, Campinas vai sediar O IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar. O evento será realizado pelo Observatório da Infância e Adolescência (OIA), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), da Unicamp, em conjunto com o Instituto Geração Amanhã. Conta com o apoio dos governos federal e estadual, da Fundação FEAC e de outros parceiros.
O cenário escolhido para o simpósio não poderia ser melhor. Campinas faz parte da história do acolhimento familiar no Brasil. Antes mesmo de o termo se popularizar, o município criou o Serviço de Acolhimento e Proteção Especial à Criança e ao Adolescente (Sapeca). O ano era 1997 e o Sapeca acabou servindo de exemplo para muitas das normas que vieram depois.
Ao longo do tempo, a FEAC também tem tido um papel protagonista nessa história. Desde 2005, a Fundação investe na promoção desse serviço, apoiando projetos de família acolhedora desenvolvidos por OSC de Campinas ou mesmo promovendo campanhas de divulgação e simpósios para atrair a atenção da sociedade.
O especial Acolhimento Familiar, da revista eletrônica Narrativa Social, é mais uma contribuição nesse sentido. Além de reportagens, publicadas no nosso site nos últimos dois anos, que constituem um amplo e interessante panorama sobre o tema, também traz um podcast e uma série de vídeos com famílias acolhedoras falando sobre sua experiência.
Boa leitura!
Edição Especial – Acolhimento familiar
|