(Por Laura Gonçalves Sucena)
A praça Lafayete Arruda Camargo Filho, no bairro São Quirino, recebeu famílias, crianças e jovens que aproveitaram as sombras das árvores para relaxar e curtir uma tarde diferente, repleta de atrações artísticas e de lazer. Num clima descontraído, a 6ª edição do UrbaniZarte aconteceu no último sábado, 19 de outubro, e fez sucesso entre os moradores da região.
“Hoje eu vim com minha família curtir uma música e a tarde de sol. Já achamos esse cantinho gostoso e colocamos essa toalha no chão para podermos deitar na sombra e brincar com as crianças. Nós temos que aproveitar essas oportunidades que aparecem porque não é sempre que tem esse tipo de coisa aqui no bairro. Estamos gostando muito”, falou a dona de casa Regina Mota.
A auxiliar administrativa Karen dos Santos, também aprovou a ação. “Ter um espaço onde podemos nos reunir com amigos e familiares é muito bom. Nos finais de semana a criançada acaba ficando em casa ou brincando na rua e hoje essa dinâmica mudou. Todos estão contentes de passar uma tarde na praça e isso é ótimo”, garantiu.
“Nosso bairro é parado, não tem nada pra fazer. Gostei muito do UrbaniZarte porque além das músicas, tem informações sobre educação e saúde. Já fui saber sobre tudo e estou achando ótimo”, completou a cozinheira Daliene Ribeiro.
Com o olhar atento a tudo que acontecia, o ‘Seo’ Libério Romulo Dias, morador do bairro há 30 anos, contou que foi uma alegria ver a praça repleta de gente numa ação tão diferente. “Plantei a maioria das árvores dessa praça e cuido dela com muito carinho. Temos que ficar de olho porque é um espaço nosso, um local para a população usufruir”, falou.
A criançada aproveitou a tarde no pula-pula, assistindo o Showdog com a Guarda Municipal, escorregando, grafitando, pintando o cabelo, fazendo pipa, jogando, correndo e brincando. Com muita pipoca, algodão doce e sorvete, as famílias se divertiram com as atrações musicais, aula de zumba e apresentações artísticas.
“Gostei muito de ver os cachorros! Gostei de tudo e aproveitei bastante com minha família. Também encontrei os amigos e estou me divertindo. Para a gente é bom ter esse tipo de coisa perto de casa porque não vamos pra muito longe. Às vezes vamos até a lagoa do Taquaral, mas não é sempre. Hoje está tudo muito bom”, disse dona Maria Inês da Silva.
Organização
A sexta edição do UrbaniZarte, que recebeu 400 pessoas, contou com a parceria técnica da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Anhumas Quero-Quero (AAQQ). Em parceria com outros equipamentos da região, como associação de moradores, centro de saúde e outras instituições, a ação atua como propulsora no fortalecimento de vínculos sociais comunitários.
Célia Diniz, gerente da Associação Anhumas Quero Quero e coordenadora do Núcleo criativo responsável pela ação, conta que receber o convite para ser parceira técnica do UrbaniZarte foi uma honra. “Levamos a proposta para a nossa rede intersetorial e todos se envolveram. A união entre equipamentos sociais do território com a sociedade proporcionou essa tarde repleta de atividades para toda a família. Houve muita cooperação, já que a região precisa de ações nos finais de semana”, contou.
Para a líder do programa Fortalecimento de Vínculos da FEAC, Sílnia Prado, este Núcleo se propôs a fazer a fazer uma ação fora do calendário comum a eles e em um espaço também diferente. “O grupo se engajou e atuou de forma colaborativa desde o começo”,frisou.
A FEAC executa e viabiliza o UrbaniZarte, gerando oportunidades para que instituições que estão nos territórios em que a ação acontece sejam parceiras e líderes protagonistas das iniciativas.
Sobre o UrbaniZarte
O UrbaniZarte, projeto do Programa Fortalecimento de Vínculos da Fundação FEAC, tem como objetivo incentivar a identidade e o pertencimento local e estimular a socialização e a convivência comunitária, consolidando assim as redes locais dos territórios de Campinas para o pleno desenvolvimento humano.
Sobre o Programa Fortalecimento de Vínculos
Iniciativa da Fundação FEAC que investe na qualificação de ações integradas de cultura, esportes e cidadania com o objetivo de prevenir o agravamento da vulnerabilidade social e reforçar os vínculos familiares e sociais protetivos.
Mais informações: https://www.feac.org.br/fortalecimentodevinculos/