(Por Laura Gonçalves Sucena)

A união de pessoas e serviços comprometidos, com vontade de fazer acontecer, resultou numa agenda repleta de atividades culturais e de lazer para toda a família. Assim foi o UrbaniZarte realizado na região do Jardim Bassoli no último sábado, 9 de fevereiro, que reuniu um público de 600 pessoas. O evento contou com a parceria técnica do Projeto Gente Nova (PROGEN), organização parceira da Fundação FEAC.

Na manhã ensolarada, crianças, adolescentes, jovens e adultos puderam curtir mais de 20 atrações gratuitas como oficinas, apresentações artísticas e esportivas, jogos, danças e ainda aproveitar para degustar pipoca, algodão doce e sorvete. Não faltou quem se emocionasse com a apresentação de capoeira, o show de dança e o desafio das rimas.

De acordo com a coordenadora técnica do PROGEN Jd. Bassoli, Aline Figueiredo, o envolvimento de aproximadamente 12 parceiros, foi um marco na vida da população que vivenciou atividades culturais, artísticas e esportivas, com seus familiares. “Com esta ação foi possível mostrar que em rede, conseguimos fomentar práticas bacanas neste território esquecido pelo Estado. Com a apropriação dos espaços públicos os moradores se fortalecem e estabelecem relações e laços sociais. Foi emocionante”, exclamou.

Para a líder do Programa Fortalecimento de Vínculos da Fundação Feac, Sílnia Prado, o UrbaniZarte cumpriu seu papel e reconhece a atuação dos envolvidos. “A rede local promoveu diversas atividades entre oficinas, serviços e apresentações com foco em estimular a socialização, a convivência comunitária, e ressignificar e ocupar espaços. A quadra e as ruas do entorno, onde a ação foi realizada, ganharam um novo propósito; e o dia, um novo colorido”, comentou. 

A FEAC executa e viabiliza o UrbaniZarte, gerando oportunidades, inclusive, para que instituições que estão nos territórios em que a ação acontece sejam parceiras técnicas dessa intervenção e até líderes protagonistas das iniciativas.

Apropriação e orientação

O trabalho em rede permitiu o sucesso da ação. “Não temos muitos equipamentos no território, mas nos unimos e essa aliança permitiu a realização dessa ação e com isso a apropriação desse espaço pela comunidade”, contou Aline.

Entre os serviços oferecidos, a presença de agentes do Centro de Saúde Parque Floresta também chamou a atenção das famílias. Oferecendo exames de glicemia e aferição da pressão, as profissionais também levaram guias para exames de mamografia e fizeram orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Para a agende de saúde Lara Moreira, a região é muito carente e necessita de atividades de cultura, esporte e lazer. “É muito importante o Centro de Saúde participar dessas ações para conversar com a população e se mostrar acessível.  Essas atividades são fundamentais pois também podem prevenir a violência e abuso de sustâncias tóxicas. Hoje, além dos exames, estamos conversando com as mulheres acima dos 40 anos e falando da importância da mamografia e orientando para fazerem o exame no projeto carreta da mamografia que irá passar pelo bairro em breve”, contou.

A dona de casa Ana Claudia Franco de Camargo foi uma das moradoras do local que aproveitou a presença dos agentes de saúde. “Hoje estou aproveitando tudo. Vou aferir pressão e ainda quero fazer artesanato e me divertir com a família. Não temos atividades nos finais de semana e isso daqui está uma maravilha”, afirmou.

Consolidando a rede local do território, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Luiz também marcou presença no UrbaniZarte. “Procuramos participar desse tipo de ação comunitária para levar nosso serviço à população. A ação é uma oportunidade muito grande para que as famílias saibam o que acontece em seus bairros e quais os serviços que são oferecidos”, disse a coordenadora Tatiana Perecin.

Para a assistente Social da Casa Maria de Nazaré (Unidade Casa dos Anjos), Sharon de Castro Franco, é preciso que os serviços dos bairros se articulem para que possam se fortalecer. “Começamos a pensar nessa ação no ano passado, sempre com o apoio dos equipamentos locais. Moro nessa região há 20 anos e sei como somos carentes de lazer e cultura. Nossas crianças precisam de momentos lúdicos, os jovens necessitam de atividades para exercerem o protagonismo e as famílias precisam de espaços culturais”, enfatizou.

Movimento e diversão

Com som contagiante e muita animação, a aula de zumba arrastou o pessoal para mexer o corpo. A dona de casa Ana Paula Bernardino estava animada e aproveitou o UrbaniZarte para passear com as quatro filhas e dançar.

“Já faço a zumba no PROGEN e isso ajudou muito a minha saúde, então quando tem aula eu quero mais é dançar porque aqui não tem atividade nos finais de semana.  Temos que aproveitar essas oportunidades com a família. Hoje o dia está muito gostoso e divertido”, contou Ana Paula.

Cristiane Roberta da Cunha, dona de casa, também aprovou as atividades oferecidas. “Já fiz artesanato, pintei o cabelo, participei da oficina de biscuit e estou aproveitando com meu filho. Aqui somos carentes em muita coisa e nos finais de semana ficamos em casa porque não tem nada no bairro. Tinha que ter essas coisas sempre”, falou.

Dona Lenir Roseira de Araújo contou que o bairro precisa de ações como o UrbaniZarte. “A gente tá muito feliz hoje que tem atividade para toda a família.  Chega final de semana e não tem o que fazer e a gente também não pode ir para o centro da cidade para se divertir. Aqui não tem uma praça, um local de lazer. Por isso que hoje estou me divertindo muito com meu marido e minhas netas”, ressaltou.

Além das oficinas de biscuit e artesanato, a ação levou jogos, pintura de cabelo e de rosto, pula-pula e ainda contou com apresentações de dança e capoeira. E os moradores presentes puderam ainda conferir as orientações de trânsito da Emdec.

Para a líder comunitária Nádia Barbosa Aleixo, a ação foi muito importante para a região por proporcionar um dia repleto de atividades para a família. “Resgatamos brincadeiras de rua, artesanato e muito mais. Essa mobilização foi muito importante e precisamos dar continuidade a isso. Nosso bairro é muito carente e só podemos contar conosco.  Para realizarmos o UrbaniZarte, solicitamos a limpeza local, retirada de mato e lixo, mas o poder público não vem até aqui. O importante é que isso não impediu que realizássemos um dia maravilhoso para nossa comunidade”, relatou.

Programa Fortalecimento de Vínculos

O Programa Fortalecimento de Vínculos é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na qualificação de ações integradas de cultura, esportes e cidadania com o objetivo de prevenir o agravamento da vulnerabilidade social e reforçar os vínculos familiares e sociais protetivos. O Projeto UrbaniZarte integra o portfólio do Programa.

Mais informações: https://www.feac.org.br/fortalecimentodevinculos/