A Fundação FEAC conversou na última semana com a consultora educacional e especialista em primeira infância Mônica Samia sobre os desafios da educação infantil no Brasil. Entre os temas abordados, ela destaca a importância do contato com a natureza no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e discute a necessidade de um novo paradigma educacional nas escolas.
“A criança é natureza, nós somos natureza. Mas a primeira coisa que fazemos nesse processo de cultura é apartá-la da natureza. A gente tira esse direito tão legítimo da criança de estar em áreas verdes e a coloca dentro de uma sala”, diz Mônica, ao defender que os espaços naturais são riquíssimos para a aprendizagem. “O primeiro resgate desta reconexão é pensar a escola como um espaço de experiências de vida”.
Em 2022, cinco instituições de Educação Infantil em Campinas participaram do edital Novo Olhar para os Espaços Escolares, do Programa Primeira Infância em Foco, que teve como proposta a inauguração de espaços externos para que bebês e crianças brinquem e aprendam ao ar livre.
Assista ao vídeo abaixo: