Investimento social, inovação, transformação e resultado. Essas palavras nortearam o trabalho da Fundação FEAC ao longo de 2023. No início do ano, a FEAC anunciou mudanças na governança a fim de intensificar seu impacto social e incorporar novas tecnologias e estratégias de atuação no município de Campinas.

O trabalho interno foi restruturado em seis programas específicos para atender com maior precisão e foco as demandas das populações em situação de vulnerabilidade que vivem em Campinas. Também foi criado o Núcleo Especialidades, formado por especialistas de diferentes áreas que contribuem no desenvolvimento das ações.

No repertório de atividades do ano, cerca de 120 projetos foram contratados dentro de um orçamento estimado de R$ 30 milhões, entre iniciativas que estão em andamento, já concluídas ou aguardando para serem implementadas.

A FEAC deu continuidade a projetos sociais consolidados e bem-sucedidos, como o Trilhar e o Via Conexão, e investiu em novos, como o Nossas Gerações e o Esporte em Rede (conheça mais sobre os projetos que se destacaram abaixo).

Volta do Prêmio de Jornalismo e 4ª edição do Mobiliza

Além da atuação junto às organizações do município, a Fundação também trouxe de volta em 2023 o Prêmio FEAC de Jornalismo, que busca dar mais visibilidade às iniciativas sociais realizadas junto às comunidades de Campinas. O prêmio havia sido interrompido em 2020, devido à pandemia.

A premiação existe desde 1998 e tem o compromisso de reconhecer o trabalho de jornalistas na cobertura de assuntos ligados à cidadania e ação social em Campinas. O tema do 23º Prêmio FEAC de Jornalismo foi “Iniciativas que transformam territórios” e o número de produções concorrentes superou o da última edição, em 2019, e registrou 54 trabalhos inscritos. Conheça os vencedores.

Houve também o encerramento de alguns ciclos em 2023, como o Mobiliza Campinas, que teve a sua quarta e última edição no primeiro semestre desse ano. A campanha emergencial nasceu em 2020 para combater a fome e a insegurança alimentar que cresceram durante a pandemia entre famílias vulnerabilizadas. Os efeitos negativos continuaram e a campanha se estendeu por mais três anos. Nesse período, mais de 100 OSC se mobilizaram e 74.940 pessoas foram beneficiadas com o cartão alimentação.

Fundação FEAC doa imóvel histórico a FEAV em Valinhos

Em 2023 a Fundação FEAC completou 59 anos. Com quase seis décadas de história, a organização busca constantemente por inovação com a intenção de fortalecer o trabalho social realizado pelas organizações da sociedade civil junto aos territórios mais vulneráveis. Uma das principais ações neste ano foi a doação de um casarão histórico para ser a sede do Fórum de Entidades Assistenciais de Valinhos (FEAV). A conquista potencializa e amplia o alcance da atuação da FEAV e de várias organizações parceiras de Valinhos.

A formação da FEAV foi inspirada no método de gestão da FEAC, e este é um dos principais propósitos da Fundação: ser uma referência e um modelo para organizações de outras cidades da região que buscam promover profundas transformações sociais em seus territórios.

Seis programas com uma missão: superar as vulnerabilidades

Juntos, os seis programas que estruturaram o trabalho da FEAC, em 2023, têm uma missão em comum: superar as vulnerabilidades das populações dos territórios de Campinas.

Para isso, a FEAC apoia e investe em projetos sociais de OSC parceiras que já conhecem e atuam nas regiões buscando promover melhorias sociais e econômicas e transformar realidades.

Conheça alguns trabalhos importantes de cada um dos Programas que impactaram famílias e comunidades ao longo de 2023.

Importância dos laços familiares na primeira infância

Uma das ações do Programa Infância em Foco neste ano foi o Projeto Ciranda, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social com crianças na primeira infância. O objetivo é estimular o desenvolvimento saudável dos pequenos, fortalecer os laços familiares e garantir às famílias o acesso aos serviços da rede socioassistencial.

O Projeto é realizado pelo Centro Promocional Tia Ileide (CPTI), com apoio da FEAC, e assiste famílias que pertencem ao programa Viva Leite. A assistente social do CPTI Cristiane Cardoso conta a história de uma família em situação de vulnerabilidade que entrou para o programa esse ano. Entre as dificuldades vivenciadas figuravam o uso abusivo de substâncias, violência e negligência.

O trabalho do Projeto Ciranda e da rede socioassistencial transformou a vida da família. As duas crianças começaram a frequentar a creche, estavam mais comunicativas, brincavam com os pais e a mãe iniciou um curso de camareira.

O avanço obtido no trabalho com o núcleo familiar, pai, mãe e filhos evitou que as crianças fossem separadas dos pais e encaminhadas para o serviço de acolhimento, conforme medida que já estava sendo analisada pela Vara da Infância e da Juventude.

O resultado foi uma vitória da assistência e do projeto, já que a reintegração de crianças à família de origem, sempre que possível, é o mais indicado para o bem-estar dos pequenos.

A potência das juventudes das periferias

O potencial criativo dos jovens precisa ser encorajado e foi com isso em mente que o Programa Juventudes apoiou o Projeto PerifaImpacto, realizado pela Casa Hacker. Em uma jornada imersiva de aprendizados, jovens da periferia participam de consultorias e capacitações e têm acesso a recursos para a construção de um projeto de impacto social. O propósito é que eles se identifiquem como lideranças.

A 1ª edição do Jornal EPTV e o programa Tudo Inovação, também da EPTV, prepararam reportagens especiais sobre o PerifaImpacto e contaram a história de jovens que participaram do Projeto, como é o caso da Raissa Campos e do seu irmão Aldinan, que criaram o Projeto Alimentando Vidas e conversaram com a FEAC (leia matéria).

Os jovens da edição deste ano trabalharam juntos em um projeto voltado em promover o acesso aos cuidados de saúde mental para moradores da periferia, o Saúde Quebrada. O projeto rendeu o documentário “E o que a gente pode fazer?”, que conta desde como surgiu a ideia até as ações que foram desenvolvidas nos territórios vulnerabilizados. Assista na íntegra:

Saúde na terceira idade por meio da música

Uma das ações que atendem a terceira idade que o Programa Acolhimento Afetivo apoiou em 2023 foi o Projeto Nossas Gerações. Residentes de quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Campinas participaram de oficinas de musicalização que tinham o objetivo de promover bem-estar e despertar memórias afetivas por meio da música.

Os também idosos aprenderam a construir instrumentos a partir de materiais recicláveis e de sucata. As dinâmicas foram conduzidas pelo músico e professor Ricardo Botter Maio.

Atendimento adequado no diagnóstico de TEA em crianças

No Dia do Orgulho Autista (18/6) deste ano, a FEAC trouxe a história de duas mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Susy Ferraz e Paula Baggio. Ambas trabalham no Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Paica), OSC parceira do Programa Mobilização para Autonomia no Projeto Singularidades no TEA.

O longo tempo de espera para o diagnóstico do TEA em crianças e adolescentes em Campinas foi um fator decisivo para a criação do projeto, que buscou ampliar o atendimento clínico realizado nas instituições especializadas, contratando mais profissionais e recursos. Saiba mais.

Atualmente, o projeto está caminhando para se tornar política pública no município com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Encontro de gerações no teatro

Nos dias 30 e 31 de outubro, o teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi Campinas, foi palco de um encontro entre gerações. Crianças, jovens, adultos e idosos, entre 10 e 84 anos, encenaram a peça A menina e o vento, de Maria Clara Machado.

O espetáculo foi mais uma edição do Projeto Arte e Cultura, apoiado pelo Programa Fortalecimento de Vínculos, que visa a inclusão, a convivência intergeracional e a sensação de pertencimento. Ele é realizado por seis OSC da cidade e é totalmente financiado pela Fundação FEAC.

Foram duas apresentações com ingressos esgotados, 125 artistas e o trabalho de uma grande equipe de produção por trás. 

Fortalecendo o trabalho das OSC

Impulsionar a atuação de OSC é o principal objetivo do Projeto Gerir Estratégico, conduzido pelo negócio de impacto Phomenta e idealizado pelo Programa Cidadania e Impacto Social, da FEAC.

Na edição de 2023, 19 organizações participaram de um ciclo de formação sobre gestão, estratégias de comunicação, captação de recursos, parcerias, indicadores e leis.

“O trabalho é essencial para a qualificação da gestão e da assistência, com a oportunidade de aprender conceitos e ferramentas que permitem alcançar maiores impactos no trabalho prestado”, relatou um dos participantes.

Em junho, o Projeto Gerir Estratégico ganhou destaque no quadro “Sua Chance” do programa Bom Dia Cidade da EPTV. A matéria fala sobre oportunidades e dicas de emprego no terceiro setor e citou o projeto como exemplo. Assista:

Por Pietra Bastos